Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Ritmos do Brasil: Uma viagem pela trilha sonora brasileira

O Dia Internacional da Música, celebrado no último 1º de outubro, homenageia a cultura musical também presente na história e raízes do Brasil. Através do Samba, Frevo, Baião, MPB, Sertanejo, Forró, Piseiro, Maracatu, Funk e vários outros ritmos, os brasileiros se divertem e conhecem artistas que representam e fomentam essa cultura no país. Não é de hoje que, internacionalmente, somos reconhecidos pelo Samba e Futebol, mas o Brasil tem muito mais para mostrar e revelar sobre a sua riqueza e diversidade cultural.

SERTANEJO – Conhecido como música caipira, o sertanejo foi criado na década de 1970 e está vivíssimo até hoje em todo o Brasil. Abrangendo Minas Gerais, Espírito Santo, os sertões da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Goiânia e outros, o estilo costuma ser apreciado, principalmente, por amantes da “sofrência” e apaixonados. Prova disso é a música “Evidencias”, que ultrapassou todas as gerações e segue sendo o hit do sertanejo.

BAIÃO, XOTE E XAXADO – Popularmente conhecido em 1940 e 50 nas rádios brasileiras, o artista pernambucano Luiz Gonzaga foi o grande responsável por consagrar o estilo baião, popular na região Nordeste, em todo o país, com trechos musicais executados na viola e desafios de improviso com os cantores. Parecidos, baião, xote e xaxado estão presentes com um ritmo feito para dançar “agarradinho” e em “arrasta pé”. Instrumentalização forte, trazem a presença de rabecas, violas, pandeiro e triângulo, além do vocal e da sanfona.

AXÉ – Reconhecido originalmente no estado da Bahia em 1980, no trio elétrico de carnaval, o ritmo contagiante possui instrumentos da percussão comuns nas baterias das escolas de samba do Brasil. O movimento adquiriu força e arranjos e com o tempo foi conquistando todo o país. Hoje, o ritmo quente está sempre presente nos festivais do Brasil inteiro e é difícil ver uma pessoa parada quando escuta Axé.

FREVO – Ritmo contagiante que embala todo o país, tem origem no Pernambuco e anima a todos que escutam. O estilo representado pela dança de rua, incorpora a alegria e efervescência do povo Recifense. Conhecido como ‘frevura’, ‘frever’, a coreografia é quase que acrobática e nos festivais utilizam sempre muita cor e um objeto de representação especial, a sombrinha.

A expressão artística pernambucana conquistou o mundo, sendo reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. No Brasil, como uma ação de fortalecimento da cultura local, em 2021 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) revalidou o título do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

EVENTOS MUSICAIS – Em outubro, durante os dias 12 e 15 de outubro, acontecerá o Festival de Forró da Chapada, evento para os amantes do estilo musical que celebra o ritmo com muito baião, xaxado e xote, revelando ainda novos valores e artistas do autêntico forró brasileiro, segmento da música popular nordestina. O evento é um dos que integram o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo. Saiba mais AQUI.

Por Vitória Moura

Com Portal BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário