Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 30 de outubro de 2022

UNE rememora cem anos de Darcy Ribeiro, o educador que amava o povo brasileiro

Imagem: UnB

Intelectual foi defensor da integração escola e floresta, além de escritor de uma das maiores obras sobre a formação do povo brasileiro.

Criador da Universidade de Brasília (UnB), ex-reitor da mesma universidade, antropólogo, político, pesquisador e escritor, Darcy Ribeiro é uma dos ícones intelectuais do Brasil. Neste 26 de Outubro de 2022 ele completaria 100 anos.

Ministro da educação no governo do presidente João Goulart em 1962, ele é lembrado como educador e autor de uns das obras mais importantes para se entender a contribuição de vários povos na formação da nossa identidade. O livro O Povo Brasileiro – a Formação e o Sentido do Brasil, defende a miscigenação como fator preponderante da diversidade que caracteriza o país. Mas Ribeiro não enxergava a mestiçagem ou essa mistura de diferentes Brasis em um como sinônimo de “democracia racial”, para ele para existir a democracia racial era preciso, antes, vivermos numa democracia social.

Sua obra denunciou a estratificação de classes que marcou a história da nação, com uma grande desigualdade entre as classes ricas e as pobres, a concentração de riqueza na mão de poucos e a desumanização das relações de trabalho.

Destacado indigenista, viveu por quase dez anos entre povos indígenas e é criador do Parque Indígena do Xingu no Mato Grosso e o Museu do Índio no Rio de Janeiro.

Apaixonado pelo povo brasileiro, e militante do ensino público, obrigatório, gratuito e laico. Seu sonho era unir a escola e a floresta.

Em seu texto “Fala aos moços” endereçado a população jovem, publicado na revista Carta em 1994, Darcy convoca as novas gerações a se afirmarem politicamente e se engajar com os desafios e problemas do país. ” Darcy Ribeiro era um visionário e seu discurso está mais atual do que nunca. Sim, Darcy, hoje, o Brasil é nossa tarefa, e é por ele que estamos nas ruas para derrotar o inimigo número um das escolas e universidades e das florestas”, afirmou a presidenta da UNE, Bruna Brelaz.

Neste centenário, a UnB vai celebrar a memória e ao legado do seu ex-reitor no Memorial Darcy Ribeiro, instalado na Praça Maior, no coração do campus Darcy Ribeiro, espaço conhecido como Beijódromo, alcunha criado pelo próprio Darcy, por acreditar que o local que abriga o acervo de sua obra ideal para “namorar e ouvir serestas”.

Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário