Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Lançamento | FBN publica o volume 40 da revista Poesia Sempre

 

Depois de “A Semana faz 100 Anos” e “O Cânone em Pauta”, a Revista Poesia Sempre apresenta aos leitores “Tradução e Tradições”. Ou seja: começa-se com a instigante história da tradução dos clássicos gregos e latinos no Brasil, passa-se à consideração de um dos poetas mais canônicos, centrais e indispensáveis da tradição poética ocidental, e, num salto séculos, termina-se com dois dos mais importantes e originais poetas brasileiros de sempre – João da Cruz e Sousa e João Cabral de Melo Neto –, que partilham com o seu confrade latino a mestria formal, o rigor da construção, e a compreensão da poesia como técnica.

A edição 40 está disponível para download e consulta gratuitos no site da Biblioteca Nacional. A curadoria é de Érico Nogueira.

Acesse aqui. 

A versão impressa será lançada em breve e disponibilizada para venda exclusivamente na Loja do Livro da Biblioteca Nacional, situada no prédio-sede, no Rio de Janeiro. Na Loja do Livro você encontra volumes anteriores da revista.

Sobre a revista Poesia Sempre

Criada em 1993, com o objetivo de proporcionar espaço para a produção poética recente no Brasil e no mundo, a revista Poesia Sempre tornou-se uma das mais apreciadas publicações da Biblioteca Nacional.

Nesta revista, a poesia ganhou a companhia de ensaios, entrevistas, contos, dossiês e das artes plásticas, formando um painel amplo das artes contemporâneas. Não demorou muito para ela se tornar um marco, seja como publicação de excelência da melhor poesia e ensaística brasileiras, seja como referência incontornável da cultura brasileira no exterior.

Publicação única na história da inteligência brasileira, a revista retorna com o desejo de restaurar um espaço de excelência da poesia no Brasil, do que há de melhor na poesia brasileira, além de aprofundar o diálogo entre os poetas-editores e os poetas do país.

Concebida pelo poeta, professor e ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Affonso Romano de Sant’Anna em 1991, a revista foi publicada pela primeira vez em 1993. Ao longo do tempo, contou com a colaboração de personalidades e nomes de peso para a poesia brasileira como Ferreira Gullar, Ivan Junqueira e Ivo Barroso, entre tantos outros.

Acesse aqui a coleção completa da revista Poesia Sempre.

Cultura, Artes, História e Esportes

Fonte: BIBLIOTECA NACIONAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário