Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A cultura brasileira em detrimento


O movimento artístico e cultural romantista da primeira geração, tivera como ideal a construção da identidade brasileira por meio da valorização da natureza tropical, do índio, e da fusão de rasas no território nacional. Porém, atualmente observa-se um processo quase inverso, pois há uma valorização da cultura exterior em detrimento da cultura brasileira.

Nesse sentido, o processo de globalização age fundindo as culturas, como as músicas, as comidas, as roupas e o estilo de vida, de vários países e regiões do mundo, e os disseminam nas nações sujeitas a essa processo, bem como a Brasil. Há exemplo disso, temos o cinema; com filmes, quase que predominantemente, produzido nos EUA, e a popularização de musicas também norte-americana como o rap e o pop no Brasil.

Em consequência disso, acaba havendo um preconceito e desvalorização da cultura nacional, como sendo algo inferior e ultrapassado. Porém, isso já acontecia desde início do século XX, com a chegada das indústrias no território nacional e a modernização das grandes cidades, a burguesia repreendia as manifestações da cultura brasileira como os jogos de capoeira e as serestas, e exaltavam e copiavam a cultura europeia.

Logo, é necessário que haja uma valorização da cultura nacional. Esse pode ocorrer, através do conhecimento da historia e formação da cultura brasileira. É importante que nas escolas os alunos sejam motivados para isso, com amostra de filmes nacionais que revelem tanto a cultura atual do Brasil com a construção da mesma. É valido tambémque as prefeitura em conjunto com o estado, façam um plano de incentivo a leitura da literatura brasileira, incluindo esses livros no currículo escolar e disponibilizando essas obras em todas a bibliotecas das escolas e na internet. E também a participação de ONGs, que organizem projetos sociais incluindo a população carente na produção peças teatrais e amostras culturais, trazendo assim mais cultura para os cidadãos brasileiros.

Fonte: www.projetoredacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário