Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 7 de março de 2017

Contra a reforma da aposentadoria e violência machista, mulheres saem às ruas



Em SP marcha terá concentração a partir das 15h na Praça da Sé, centro da cidade; atos acontecerão nas principais capitais do Brasil

Com o lema ”Aposentadoria Fica, Temer Sai. Paramos pela vida das mulheres”, diversas organizações convocam para a próxima quarta-feira (8), em São Paulo, uma grande marcha no Dia Internacional da Mulher. A manifestação tem início às 15h na Praça da Sé, centro da cidade.  Paralisações e atos acontecerão ainda em todas as capitais brasileiras e diversas cidades do interior.

”O governo golpista já começou a mudar as leis trabalhistas e a aposentadoria, fazendo o povo e as mulheres trabalharem ainda mais. Temer quer mudar as regras da aposentadoria obrigando os trabalhadores e trabalhadoras a contribuir por mais anos. Os golpistas dizem que a Previdência está em crise, mas isso é mentira. A seguridade social em 2015 deixou um resultado positivo de23,948 bilhões de reais”, diz a carta convocatória da marcha.

Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, a escolha do tema é extremamente pertinente. ”A aposentadoria antecipada é um direito conquistado que faz jus às jornadas duplas ou até vezes triplas das mulheres. Nesse sentido, a reforma da aposentadoria é um ataque à saúde, à qualidade de vida e cidadania, sobretudo das mulheres negras e pobres. Defender esse direito é urgente e fundamental”, enfatizou.

UM BASTA AO MACHISMO

O combate à violência contra a mulher também é um dos motes deste 8 de março. Em 2016, pesquisa divulgada pela organização internacional de combate à pobreza ActionAid, mostrou que 86% das mulheres brasileiras ouvidas já sofreram algum tipo de assédio.
Em 2015, o Mapa da Violência divulgou que dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares, sendo que em 33,2% destes casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex. Essas quase 5 mil mortes representaram 13 homicídios femininos diários em 2013.

A carta convocatória da marcha lembra que o aumento da violência patriarcal – machista e racista – fica mais evidente a cada dia. ”Casos extremos como os da chacina de Campinas e o assassinato de Luana Barbosa em Ribeirão Preto são exceções que confirmam a regra, expressões exacerbadas de um cotidiano marcado por agressões e abusos”, diz o documento.

8 de março unificado

Onde? Praça da Sé, centro de São Paulo, a partir das 15h.
Onde? Candelária às 16h.
Onde? Museu Nacional da República às 16h.
Onde? Largo do Redondo às 8h.
Onde? Praça da Imprensa a partir das 8h
Onde? Parque 13 de Maio às 14h.
Onde? Praça da Piedade às 13h.
Onde? Praça Santos Andrade às 17h.
Onde? Esquina Democrática às 17h.

Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário