Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 23 de julho de 2017

Abolicionista cearense será incluído no Livro dos Heróis da Pátria

Estátua de Francisco José, "o Dragão do Mar", na entrada do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza


Conhecido como o Dragão do Mar, o homenageado é considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará. Nascido em Canoa Quebrada, em 1839, Francisco José do Nascimento foi pescador e marinheiro e liderou os jangadeiros de Fortaleza para que estes não transportassem os cativos até os navios que faziam o tráfico negreiro para as províncias do Sul.

O levante acarretou o trancamento do porto cearense por duas vezes em 1881. A recusa do transporte dos escravos levou à decretação da abolição da escravatura na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes do restante do Brasil.

A homenagem a Francisco José do Nascimento, que morreu em 1914, está prevista em projeto de lei (PL 4626/16) do Senado Federal e recebeu parecer pela aprovação do relator na CCJ, deputado Danilo Forte, do PSB do Ceará.

"Essa é uma das homenagens mais justas que esta Casa pode fazer neste momento a um pescador, um jangadeiro do Ceará, que com sua luta, com seu trabalho, conseguiu impor uma liderança no cenário nacional, em uma das lutas mais importantes que esse Brasil viveu, que foi a luta da abolição dos escravos."

Na reunião que aprovou a homenagem, diversos outros deputados elogiaram o Dragão do Mar, como Luiz Couto, do PT da Paraíba:

"A figura merece ser considerada um herói da Pátria, no sentido de que é alguém que contribuiu para acabar com essa chaga que é a escravidão. Infelizmente, nós estamos vendo hoje ainda o trabalho escravo ser uma referência em nosso país."

O Livro dos Heróis da Pátria homenageia pessoas que serviram ao País. Tiradentes foi o primeiro nome inscrito no documento. Entre as poucas mulheres que integram o documento, está Anita Garibaldi, companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi. 


Rádio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário