Foto: Joanisa Prates |
O Museu do Brinquedo Popular foi criado em 23 de setembro de 2009, no mesmo dia que foi inaugurado o IFRN Campus Natal Cidade Alta, lugar onde está situado. O Museu abriga um acervo de mais 300 brinquedos e brincadeiras de vários municípios norte-rio-grandenses captados por uma equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos Culturais da Ludicidade Infantil (NECLI). O trabalho resultou em duas publicações de livros, chamado de Brinquedos e brincadeiras populares: identidades e memórias e a obra, Imagens Lúdicas: um olhar sobre as tradições infantis.
O acervo é constituído de brinquedos e brincadeiras populares e artesanais, e trata de vestígios de materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de fazer: brinquedos sonoros e musicais, bonecos e acessórios, representações de brinquedos feitos de ossos de animais, miniaturas de utensílios domésticos, armas de caça, brinquedos de transportes terrestres, viários e aquáticos, e os mais diversos jogos.
O Museu do Brinquedo Popular no IFRN é lugar de:
- Interação com a sociedade e difusão extensionista dos saberes e práticas produzidos ou sintetizados no IFRN sobre a cultura lúdica e a cultura popular.
- Espaço de prática do conhecimento para os estudantes de Gestão Desportiva e de Lazer, Guia de Turismo, Eventos, Produção Cultural, Pedagogia, Educação Física etc.
- Pesquisa sobre o universo da cultura lúdica e da cultura popular por meio dos brinquedos e brincadeiras inventariadas.
- Memória e história Inter geracional.
Agendamentos pelo contato:
4005-0971 (Museu do Brinquedo)
4005-0974 (Coordenação de Extensão)
Horário de visita: 09 às 21h de segunda a sexta e aos sábados até 12h.
Visitas agendadas com guia: 9h às 12h e de 14h às 17h de segunda a sexta
IFRN - Cidade Alta
Nenhum comentário:
Postar um comentário