Virgílio Gomesda Silva, um POTIGUAR DE FIBRA! "Sua biografia transcende sua morte sua morte porque sua história faz parte das lutas históricas do povo brasileiro contra a miséria e a opressão.
Virgílio começou vencendo a miséria. Retirante saiu do Rio Grande do Norte nara Paulo,onde por meio das lutas sindicais, adquiriu consciência política e torou contato com as idéias do Partido Comunista Brasileiro.
Após a institucionalização da ditadura, processo iniciado a partir do golpe civil-militar, Virgílio passou a assumir posição destaca na luta contra a opressão, tornando-se um guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional, organização cujos fundadores e líderes foram Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira.
Menos de um mês após ter comandado uma das ações mais espetaculares da luta de resistência contra a ditadura, o sequestro do embaixador americano, Virgílio. o"Jonas", da ALN, foi brutalmente assassinado sob tortura na sede da famigerada Operação Bandeirante. em 29 de setembro de 1969 e tornou~se oprimeiro desaparecido político brasileiro." -
Fonte: Edileuza Pimentel e Edson Teixeira. Apoio: CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC/RN - Presidente Eduardo Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário