Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 31 de março de 2018

CPC/RN: NOSSA SINGELA HOMENAGEM A ELIZEU VENTANIA


Imagens; Google

Biografia


Elizeu  Elias da Silva ,Mais conhecido por Elizeu  Ventania, nasceu em 20 de julho de 1924 no Sítio jacu município de Martins. Desde de criança se identificou com a musica e aos 18 anos percebendo a sua vocação ,decidiu fazer da cantoria o seu ganha pão ,influenciado por outros violeiros.

De inicio pensou em se chamar Elizeu Serrania para homenagear a cidade de Martins,mais na época já havia artista com esse nome, E optou por Ventania.
Aos 18 anos seguiu para Fortaleza onde aprimorou sua arte de cantoria e inicia sua trajetória de artista. Viveu por anos do repente e da viola por todo Nordeste ate o Sul do país.

Fazendo cantorias com outros cantadores chegou a formar dupla com o cantor, João Liberalino, tornando-se uma dupla famosa na região e em um programa de radio "Rimas e Violeiros" por mais de 20 anos.

Gravou um LP "O Nascimento de Jesus" em 1972,

Foi casado por mais de vinte anos com Francisca Limeira Sales, Mais sua doença foi acompanhada pela companheira Benedita Neuma Sena com quem viveu seus últimos dias de vida.

O cancioneiro teve ao todo, 8 filhos,

Veio a falecer em 19 de outubro de 1998 de parada cardíaca. Elizeu sofria a anos de complicações respiratórias adquirida pelo fumo. A Sua morte ocorreu as 11: 30 hs ,no Hospital Regional Tancredo Neves onde estava internado.



Suas Obras  Discografia



  • Canções de Amor (1971)Disco com 10 músicas ,lançadas pela Continental
  • O Nascimento de Jesus ( 1972) Segundo álbum com a parceria de  João Liberalino
  • Chorando ao Pé da Cruz (1979) Disco com 10 música



 Letras de uma de suas canções



Chorando ao Pé da Cruz -  Elizeu Ventania

Eu fui um dia visitar o cemitério
Lugar de pranto de tristeza e de emoção
Fiquei sabendo que a vida é um mistério
Por uma cena que abalou meu coração.

Foi lá que vi uma criança ajoelhada
Ao pé da cruz a lamentar dizendo assim
Esta é a cova que mamãe esta sepultada
Mamãe o mundo acabou-se para mim.

A nossa casa permanece abandonada
Minha roupinha nunca mais ninguém lavou
Minha comida é tão mal feita e limitada
Sou espancado por alguém aonde vou.

Se adoeço fico só ninguém me assiste
Se estou chorando ninguém vem me consolar
Se vejo um filho chamar mãe eu fico triste
Porque não tenho mamãezinha pra chamar.

Eu aconselho a quem tiver sua mãezinha
Agrade a ela não lhe faça ingratidão,
Eu sofro tanto nesse mundo sem a minha
Ninguém me olha só recebo humilhação.

Eu estava perto observando aquela cena,
A criancinha a soluçar sem ter ninguém
Agarradinha com a cruz eu tive pena,

Não suportei sai dali chorei também.



Homenagens



A Estação das Artes Eliseu Ventania é um prédio em que aconteceram a maioria das festas e eventos da cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. Também é parte do chamado "Corredor da Cultura de Mossoró", que envolve as atrações da Avenida Rio Branco, no Centro de Mossoró. O antigo prédio do Sistema Ferroviário Federal, foi recuperado com a parceria da Petrobrás, que foi contemplada com o espaço para o Museu do Petróleo.

O nome do prédio é homenagem a Elizeu Ventania, falecido em 1997, importante compositor e violeiro do Rio Grande do Norte, e ainda  também são homenageados outras personalidades importantes da cultura potiguar e brasileira, tendo em cada uma das salas, batizadas com o nome de um homenageado.

Fonte: http://elizeuvent.blogspot.com.br/2015/01/biografia-de-eliseu-ventania.html

Adaptado pelo Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN. Em, 31/03/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário