Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 11 de março de 2018

Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo é lançado pelo Iphan em Pirenópolis (GO)

Oficina de flores de papel da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

As diversas manifestações e elementos que compõem a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis estão agora compiladas em um dossiê, que será lançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no próximo sábado, dia 10 de março. A publicação é fruto do trabalho de pesquisa realizado pela instituição, por meio da equipe técnica da Superintendência do Iphan em Goiás e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, e trata-se de um documento de referência para a compreensão da celebração e o papel que ela desempenha para a formação e fortalecimento da identidade cultural local.

Na mesma ocasião, o Iphan também abre a exposição dos trabalhos das Oficinas de Salvaguarda realizadas no segundo semestre de 2017, que transmitiu aos alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre o modo tradicional de confeccionar as flores de papel, máscaras, bordados e estandartes, que são elementos integrantes da Festa do Divino. A ação, desenvolvida em parceria entre o Iphan, o Governo de Goiás, a Comissão Pirenopolina de Folclore e a Prefeitura Municipal, resulta agora na exposição, que fica aberta de 12 a 16 de março, no Escritório Técnico do Iphan em Pirenópolis.

O lançamento do dossiê e abertura da exposição acontecem nesse sábado, a partir das 13h30, e contarão com a participação da Superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, da primeira-dama do Estado de Goiás, Valéria Perillo, e outras autoridades locais. 
Oficina de estandartes de Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis
Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO)

Considerada uma das mais tradicionais festividades religiosas de todo o país, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis foi reconhecida pelo Iphan em 2010, como Patrimônio Cultural do Brasil. Inscrita no Livro de Registro das Celebrações, a festa ocorre desde 1819, sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, que envolvem a zona rural e urbana em busca das bênçãos do Divino.
O lançamento do Dossiê é consequência dos estudos realizados para o Registro da festividade, e se destina a valorizar a manifestação cultural, por meio da promoção de conhecimento, tanto entre os participantes da Festa e a população local, quanto entre os demais setores da sociedade brasileira. Do mesmo modo, as oficinas realizadas em 2017 e a corrente exposição fazem parte das ações de Salvaguarda, tendo como objetivos a capacitação dos estudantes para a produção do artesanato, mas também a sensibilização da comunidade local para a importância e riqueza da celebração, reconectando os jovens pirenopolinos com os detentores desses conhecimentos tradicionais.
Serviço:
Lançamento do Dossiê e Abertura da Exposição dos Trabalhos das Oficinas de Salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis
Data: 10 de março de 2018, às 13h30
Local: Escritório Técnico de Pirenópolis
Endereço: Rua 24 de Outubro, nº 01 – Centro
Horário de funcionamento da exposição: de 12 a 16 de março, das 08h às 12h e das 13h às 17h


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário