Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Cresce mobilização para tornar o Forró de Raiz Patrimônio Imaterial Cultural Nacional

30425537_1559748370789186_1157091178847776351_o

Depois do sucesso da audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) que debateu o reconhecimento do Forró de Raiz como Patrimônio Imaterial Cultural Nacional, no Rio de Janeiro, a presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra, afirmou que, ainda neste primeiro semestre, será realizada também uma audiência pública no Rio Grande do Norte, como forma de dar continuidade ao movimento em defesa do forró. A audiência pública, realizada nesta quinta-feira (26), precedeu a abertura do Primeiro Fórum Forró de Raiz do Estado do Rio de Janeiro, que foi até sábado (28).
Em novembro, a comissão realizou, em João Pessoa, na Paraíba, uma primeira audiência pública para discutir a proposta de tornar o forró patrimônio imaterial do país. Durante o encontro, os participantes acertaram com a senadora Fátima Bezerra a realização de uma caravana no país, em defesa do forró de raiz. “Nossa iniciativa atendeu a uma reivindicação do movimento Fórum Forró Pé de Raiz, que chegou à CDR no ano passado, expressando a preocupação dos artistas com a falta de reconhecimento dessa importante expressão da cultura nordestina, que é o Forró”, disse.
Fátima destacou a tradição do Forró, principalmente nas festas juninas. “As festas juninas, ou festas de São João, são parte da vida do povo do Nordeste, não só do ponto de vista cultural, como também em razão de seu forte impacto econômico para a nossa população. O forró é a essência desses folguedos, uma das maiores expressões culturais do povo nordestino. Para nós, do Nordeste, ele tem uma importância cultural maior do que para outras regiões e presta uma grande contribuição para a economia, por meio do turismo”, afirmou.
Fátima enfatizou que a CDR deu uma grande contribuição à iniciativa ao realiza um trabalho de sensibilização dos parlamentares na apresentação de emendas para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -IPHAN, no orçamento de 2018. Segundo o IPHAN, para fazer o reconhecimento do Forró de Raiz como Patrimônio Imaterial Cultural Nacional, o órgão precisa de recursos financeiros para fazer estudos e análises, dos quais não dispõe. Diante dessas informações, a senadora Fátima e o deputado federal Luiz Couto emendas individuais ao projeto de lei orçamentária de 2018, no valor de R$ 100 mil cada uma.
“Esse é apenas um pontapé inicial, pois estima-se que, para todo o processo, é necessário um total de R$ 1,5 milhão. Nossa intenção com essas audiências públicas é justamente ampliar o debate para as mais variadas regiões e intensificar a mobilização de forma a garantir os recursos necessários para preservar essa importante manifestação cultural”, lembrou a presidente da CDR. “Essas audiências públicas estão cumprido seu papel de dar voz àqueles que são a alma do Forró e de consolidar o trabalho para que o forró seja declarado patrimônio imaterial. É muito importância a parceria com o Sesc e demais instituições do Poder Público e da sociedade civil em torno da proposta. Saio da audiência pública ainda mais motivada”, completou.
Além da senadora Fátima Bezerra e do senador Lindbergh Farias, participaram do encontro a Coordenadora Geral do Fórum Nacional do Forró, Joana Alves; o presidente do Sesc RJ, Luiz Gastão Bittencourt; o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Hermano Fabrício Oliveira Guanaes e Queiroz; o assessor especial do Ministro da Cultura, José Mauro Chafic Haddad; e o representante da TV Globo Rio, David Dantas.
Fotos: Alaor Filho / Sesc RJ
Fonte: http://fatimabezerra.com.br/cresce-mobilizacao-para-tornar-o-forro-de-raiz-patrimonio-imaterial-cultural-nacional/
Adaptado em 30 de abril de 2018 pelo CPC/RN;

Nenhum comentário:

Postar um comentário