Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 19 de abril de 2018

História da Política Cultural no Brasil (1981-1993)

História da Política Cultural no Brasil (1981-1993)

Programa

Esse ciclo de debates joga luz sobre as políticas culturais brasileiras entre 1981 a 93. Procura-se demonstrar como estas impactaram a realidade, provocando transformações, bem como permitindo o envolvimento de novos atores que se tornam partícipes do processo de mudanças da sociedade brasileira.


O ciclo tem a curadoria de Fábio Maleronka Ferron, e propõe discutir esse período, o qual engloba o processo de construção do MinC em 1985 e as polêmicas em torno da pertinência ou não de sua criação; a gestão de Celso Furtado e a criação da Lei Sarney; a campanha presidencial de 1989 e o ano de 1990, quando o presidente eleito impôs uma verdadeira mudança que impactou significativamente o campo cultural. 



A extensão e o significado do impacto causado pelas medidas baixadas naquele ano por Collor, que levaram à extinção do MinC, da Lei Sarney e à dissolução de inúmeras fundações, bem como as repercussões que essas mudanças causaram na vida de artistas, intelectuais e gestores culturais são analisadas. 



E, finalmente, o debate sobre o período de distensão, a gestão Sérgio Paulo Rouanet e a política cultural até o ano de 

1993.
25/04 _ A despedida do Ministério da Cultura e artistas em pé de guerra  (1989- 1990) 
Com Brasílio SallumWagner de Melo RomãoDimitri Pinheiro da Silva e Yacoff Sarkovas.


02/05. Política Cultural em estilo soft e mecenato privado (1991-1993) 
Com Francisco WeffortIsaura BotelhoMaria Arminda do Nascimento Arruda e Nabil Georges Bonduki
Mediação: Fabio Maleronka Ferron.



As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.



Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Matheus José Faria)

Palestrantes

Nabil Georges Bonduki

Nabil Georges Bonduki

Professor de Planejamento Urbano da FAU-USP. Quando vereador, foi o relator e autor do texto aprovado do Plano Diretor Estratégico de SP (2002/14).

(Foto: Acervo Pessoal)


Albino Rubim

Albino Rubim

Professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, ambos da UFBA.

(Foto: Acervo Pessoal)
Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Museus. Jornalista, escritor e advogado.

(Foto: Acervo Pessoal)
Brasílio Sallum

Brasílio Sallum

Professor de Sociologia da USP. Participa dos conselhos editoriais das revistas: Lua Nova - Revista de Cultura e Política e Tempo Social - Revista de Sociologia da USP.
Dimitri Pinheiro da Silva

Dimitri Pinheiro da Silva

Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. Realizou estágio sanduíche no Women Research Center da Universidade da California.

(Foto: Acervo Pessoal)
Fábio Magalhães

Fábio Magalhães

É diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Dirigiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Presidiu o Memorial da América Latina.

(Foto: Acervo Pessoal)
Fabio Maleronka Ferron

Fabio Maleronka Ferron

Foi Diretor Geral de Programação e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de SP, e consultor do Ministério da Cultura em Brasília (Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos) durante a gestão Gilberto Gil.

(Foto: Acervo Pessoal)
Francisco Weffort

Francisco Weffort

 Foi ministro da cultura entre 1995 e 2002. Foi professor da USP na cadeira de Ciência Política. É autor de O Populismo na Politica Brasileira – (Ed.Paz e Terra), entre outros.

(Foto: Garapa - Coletivo Multimídia. CC 2.0)
Heloisa Buarque de Hollanda

Heloisa Buarque de Hollanda

É diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, onde desenvolve o projeto Universidade das Quebradas.

(Foto: Marcelo Correa)
Isaura Botelho

Isaura Botelho

Pós-doutora no Département des études, de la prospective et des statistiques do Ministério da Cultura e Comunicação da França. É consultora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

(Foto: Acervo Pessoal)
Joaquim Toledo Jr

Joaquim Toledo Jr

Possui doutorado em Filosofia pela Unicamp. É pesquisador do Núcleo Direito e Democracia (Cebrap) e autor do livro didático Filosofia Cidadã (AJS, 2016).
Lia Calabre

Lia Calabre

Doutora em História pela UFF, onde é professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades. Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa.

(Foto: Acervo Pessoal)
Marcelo Ridenti

Marcelo Ridenti

Professor de Sociologia no IFCH –UNICAMP. Autor de “Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da tv” (Ed. UNESP).

(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Arminda do Nascimento Arruda

Maria Arminda do Nascimento Arruda

É professora do Departamento de Sociologia USP. Autora de “Florestan Fernandes: Mestre da Sociologia Moderna” (Ed. Paralelo 15), entre outros.

(Foto: Cecilia Bastos)
Maria Rita Kehl

Maria Rita Kehl

Psicanalista, ensaísta e jornalista. Autora de "O tempo e o cão - atualidade das depressões", que recebeu o Jabuti do Ano em 2010.

(Foto: Acervo Pessoal)
Pablo Ortellado

Pablo Ortellado

Professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP. É coautor do livro "Movimentos em marcha: ativismo, cultura e tecnologia".

(Foto: Acervo Pessoal)
Wagner de Melo Romão

Wagner de Melo Romão

É professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É pesquisador do CEBRAP.

(Foto: Acervo Pessaol)
Yacoff Sarkovas

Yacoff Sarkovas

Sócio e CEO da Edelman Significa e da Zeno, no Brasil. Foi membro fundador da Rede Brasil e da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais.

(Foto: Retratos Edelman Significa 217)
Rosa Freire d’Aguiar Furtado

Rosa Freire d’Aguiar Furtado

É tradutora e editora. Recebeu o prêmio Jabuti de tradução e o União Latina de Tradução Científica. É presidente do conselho deliberativo do Centro Celso Furtado.

(Foto: Carlos Will)

Fonte: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário