Programa
Esse ciclo de debates joga luz sobre as políticas culturais brasileiras entre 1981 a 93. Procura-se demonstrar como estas impactaram a realidade, provocando transformações, bem como permitindo o envolvimento de novos atores que se tornam partícipes do processo de mudanças da sociedade brasileira.
O ciclo tem a curadoria de Fábio Maleronka Ferron, e propõe discutir esse período, o qual engloba o processo de construção do MinC em 1985 e as polêmicas em torno da pertinência ou não de sua criação; a gestão de Celso Furtado e a criação da Lei Sarney; a campanha presidencial de 1989 e o ano de 1990, quando o presidente eleito impôs uma verdadeira mudança que impactou significativamente o campo cultural.
A extensão e o significado do impacto causado pelas medidas baixadas naquele ano por Collor, que levaram à extinção do MinC, da Lei Sarney e à dissolução de inúmeras fundações, bem como as repercussões que essas mudanças causaram na vida de artistas, intelectuais e gestores culturais são analisadas.
E, finalmente, o debate sobre o período de distensão, a gestão Sérgio Paulo Rouanet e a política cultural até o ano de
1993.
25/04 _ A despedida do Ministério da Cultura e artistas em pé de guerra (1989- 1990)
Com Brasílio Sallum, Wagner de Melo Romão, Dimitri Pinheiro da Silva e Yacoff Sarkovas.
02/05. Política Cultural em estilo soft e mecenato privado (1991-1993)
Com Francisco Weffort, Isaura Botelho, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Nabil Georges Bonduki.
Mediação: Fabio Maleronka Ferron.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Matheus José Faria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário