Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras


ASCOM/SEARA
O Arca proporciona cultura e conhecimento para crianças e jovens no meio rural
Ampliar as oportunidades culturais daqueles que vivem no campo, incentivando a leitura e o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos, esse é o objetivo do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.

Criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa é executado com absoluto sucesso no Rio Grande do Norte pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (SEARA) e entidades parceiras.

Desde a implantação do programa no estado, já foram implantadas 792 (setecentos e noventa e duas) bibliotecas, em 127 (cento e vinte e sete) municípios; distribuídos aproximadamente 170.810 (cento e setenta mil ,oitocentos e dez mil) livros; beneficiadas cerca de 62.846 (sessenta e duas ,oitocentas e quarenta e seis mil) famílias rurais.

O RN é o quarto estado com o maior número de Arcas no Brasil. 

Desenvolvido através do projeto Leituras e Linguagens: para quem é da terra fortalecer suas raízes, o programa tem buscado registrar e incentivar as mais diversas manifestações artísticas e a diversidade cultural do homem do campo. 

As comunidades participam da formação e implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de instalação das Arcas, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, voluntários das próprias comunidades que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura no local

Cada Arca comporta mais de 200 títulos, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre saúde, cidadania e agricultura).
Com a missão de implementar uma política de incentivo à leitura, à arte e à cultura universal, fortalecendo as singularidades do campo, a coordenação acredita que o RN possa se tornar referência em práticas no campo educativo e popular, levando em conta a leitura, a arte e a cultura como instrumentos de resistência e transformação, articulando e integrando os conhecimentos que envolvam o sentido, o pensar e o agir contra a alienação, o analfabetismo e a fragmentação do saber que tanto atrapalha o desenvolvimento rural.

O programa, através de sua rede de parcerias, vem contribuindo para o desenvolvimento, o trabalho, a educação e o entretenimento no meio rural brasileiro. O Arca das Letras articula nacionalmente ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, que publicam livros ou produzem informações de interesse para as pessoas que vivem no meio rural.

Ao Arca das Letras agregam-se outros componentes de valorização social e cultural: articulação com os Pogramas de Alfabetização de Jovens e Adultos com atuação em assentamentos de reforma agrária,comunidades de agricultores familiares, remanescentes de quilombos e indígenas; fortalecimento das ações da Rede de Educação para a convivência com o semi-árido brasileiro; visitas de acompanhamento pedagógico a todas as comunidades beneficiadas com o Programa de Bibliotecas Rurais; participação em comitês, fóruns e grupos de trabalho ligados à educação do campo; promoção de oficinas de mediação de leitura com a participação de agentes de leitura e membros do comitê gestor responsável pela implementação do Programa Arca das Letras nas comunidades; realização de campanhas de doação de livros para renovação dos acervos das Arcas, entre outras.

Fonte: SEARA/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário