Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 26 de maio de 2018

Uma outra versão da “descoberta”

“Os portugueses descobriram o Brasil!” É com essa frase que inicia a história do Brasil. A descoberta do Brasil em 1500, mais precisamente em 26 de janeiro, com o português chamado Vicente Pizón, e seus homens chegaram a uma praia deserta do cabo de Santo Agostinho no litoral do Estado de Pernambuco.
Porém a “descoberta” oficial se deu com a chegada de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril do mesmo ano, com todo seu comando, representando Portugal.
E o que encontraram ao chegarem? ÍNDIOS, nus, com língua estranha, selvagens.
É assim que aprendemos na escola e vem reforçado pelos livros didáticos; “O descobrimento do Brasil”. Pois bem, se já havia povos habitando essa região, porque então da “descoberta”?
Isso só nos remete uma visão etnocêntrica de uma história européia e que ignora qualquer outra história, sendo a sua de maior valor. O que comporta um julgamento de valor sobre a história dos povos que aqui viviam, ou seja, sobre sua significação da vida, seus valores, conhecimentos, sua cultura.
O que mostra que outras sociedades não têm história, às vezes de maneira velada, não é outra coisa que um julgamento de valores implicando em superioridade de um modo de vida sobre o outro.
Os povos indígenas que aqui viviam tinham sua história, sua própria história, sua cultura seus costumes. E, isso não se leva em conta nos livros didáticos, colocando em posição de “inferioridade” por não estar na história.
Esse conceito usado de “descoberta” remete a uma concepção de que a história anterior a 1500 não existia. A descoberta do homem fora há milênios. Então surge a pergunta: O que foi descoberto?
Dessa forma vemos como a história dos povos indígenas está sendo velado, desconsiderando que já havia aqui uma história, uma historia que deve ser “re-contada”, para que possamos estar desconstruindo o “descobrimento”, que nega a existência da História dos Povos Indígenas.
Marina Cândido Marcos
Fonte: .indioeduca.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário