Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Vivendo no momento requer viver a vida sem julgamento

Por Thiago Queiroz - Professor Matemático Holístico 

Os zen-budistas acreditam em algo que pode ser chamado de “viver no momento” ou, em outras palavras, “seguir o fluxo”. Isso significa que os zen-budistas, e certamente outras tradições orientais, não passam muito tempo presos no passado ou se preocupam com o futuro da mesma forma que muitos daqueles que estão fora dessas tradições.
Quando pensamos em viver a vida sem julgamento, ou “ser menos crítico”, geralmente refletimos sobre como pensamos sobre as outras pessoas e os pensamentos negativos que formulamos em nossas cabeças sem realmente conhecer outra pessoa, pensamentos como: “Ela é realmente mandona, “ou” Ele é muito arrogante”. Enquanto isto é certamente separado da vida sem julgamento, certamente não abrange a totalidade de sua prática. De fato, viver sem julgamento também envolve os pensamentos que formulamos sobre nós mesmos, nossos relacionamentos, nossos hábitos e, bem, tudo em nossas vidas.
Quando as pessoas pensam em zen-budistas ou em outros que praticam essas filosofias, geralmente imaginam monges meditando em uma montanha em algum lugar, comendo apenas arroz e bebendo água para sobreviver e sem realmente sentir prazer em nada. Talvez haja um pequeno grão de verdade nisso, mas a verdade é que qualquer pessoa pode praticar a vida sem julgamento. Você certamente não precisa praticar o ascetismo para fazer isso.
O ascetismo é uma prática espiritual e religiosa dedicada a evitar estritamente todas as formas de indulgência. No entanto, muitos grandes líderes espirituais dirão que o ascetismo faz mais mal do que bem. Na verdade, mesmo Siddhartha Guatama, o Buda original, precisava ser curado depois de quase morrer de fome. Quando ele estava bem novamente, o Buda percebeu que todas as coisas na vida simplesmente exigem equilíbrio para evitar fazer mal.
Em outras palavras, se você deseja “viver no momento” e viver a vida sem julgamento, não precisa evitar as atividades favoritas, como comer sorvete. De fato, um bom budista provavelmente lhe dirá para comer o sorvete e se divertir fazendo isso! Você simplesmente não deve comer mais do que o necessário para deixá-lo satisfeito, e deve aproveitar o sorvete como é. Você não deveria estar pensando também em comer biscoitos enquanto come sorveteisso cria um anseio de outra coisa enquanto você deveria estar gostando do que você já tem.
Talvez comer sorvete seja um exemplo bobo para descrever “viver no momento”, mas e as coisas maiores da vida, como o relacionamento com os outros? É aqui que viver sem julgamento é a chave! Antes de reclamar das pessoas ao seu redor, como o chefe ou a esposa que o incomoda o tempo todo, o irmão que é “chato”, porque quer passar um tempo com você, ou o amigo que dá muito conselho porque quer ver você faz melhor, que tal subtrair as observações negativas de todos esses relacionamentos e colocá-los com pontos positivos?
Que tal apreciar essas pessoas pelo que elas são, em vez do que poderiam ser? Seu chefe ou esposa exige porque eles querem que você seja produtivo. Seu irmão quer passar tempo com você porque eles gostam da sua companhia. Seu amigo lhe dá conselhos porque eles querem ver você prosperar.
Viver sem julgamento e viver no momento é tudo sobre apreciar o que está imediatamente ao seu redor e ser gentil por isso! Filosofias como essa servem apenas para ajudar você e sua vida. Nem sempre é fácil mudar seu modo de pensar e, às vezes, pode parecer impossível!
Mas comece de forma simples.
Sente-se na sua varanda com um livro ou uma xícara de chá. Olhe a sua volta. O que você vê e gosta? Não se preocupe com os carros ou a construção subindo a estrada. E os pássaros cantando, as flores desabrochando e o sol brilhando?
Apenas seja grato. 
Ou então, apenas seja.


Gassho :)
Fonte: https://trendr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário