Reza a história que o futebol chegou em terras potiguares pelos irmãos Fabrício e Fernando Pedroza, que estudavam em terras inglesas e trouxeram a primeira bola naquele ano.
E o primeiro clube nasceu um ano depois
Você lembra do “Sport Club Natalense”? Provavelmente não né? Ele foi o primeiro clube do estado, e os criadores também foram os dois irmãos. O clube foi criado em 12 de Outubro de 1904.
Naquela época, o futebol era praticado em terrenos descampados
Em localidades onde hoje estão, por exemplo, as praças André de Albuquerque e Pedro Velho.
As regras oficiais do esporte não eram seguidas ao pé-da-letra
Até por desconhecimento das mesmas. O verdadeiro conhecimento das regras e a sua aplicação no território potiguar, só aconteceria mais tarde, segundo Luiz G. M. Bezerra, com a chegada a Natal proveniente da Suíça, do estudante universitário Alberto Roselli, que tendo conhecido o “football” por lá, trouxe uma maior organização à prática deste esporte no nosso estado, tendo atuado inclusive como árbitro em várias partidas.
Só depois é que apareceram ABC, América e Alecrim
Este tipo de organização (regras do futebol) amadora duraria até 1915, quando foram fundados os primeiros clubes efetivamente organizados no estado: o ABC, o América e o Alecrim, todos na cidade de Natal.
A Federação Norteriograndense de Futebol (FNF) foi fundada em 14 de julho de 1918
Ela tinha o nome de Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte – sucessora da Liga de Esportes Terrestres (fundada em 1916).
Os clubes fundadores foram o ABC, o América e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF.
Ao longo de sua história, muitos dos presidentes da Federação foram oficiais militares.
Mas em 1919, ocorreu o primeiro campeonato estadual OFICIAL
Devido ao seu amadorismo, a Liga e os clubes existentes não registravam os acontecimentos, o que tornava difícil o registro histórico e a certeza sobre a realização de alguns campeonatos e a homologação de alguns títulos.
E em 1941 ocorreu a primeira transmissão radiofônica de uma partida de futebol na cidade de Natal
Que aconteceu mais precisamente em 21 de Novembro daquele ano.
A partida foi entre ABC e o Santa Cruz, e os dois times empataram em 2×2. O jogo foi transmitido pela então Rádio Educadora de Natal (REN), hoje Rádio Poti. O narrador foi Manoel Fernandes de Oliveira, também conhecido com Leléo.
Alguns meses depois, as transmissões vieram a se tornar constantes (Tribuna do Norte, 18 de setembro de 2005).
E teve até um campeonato que não terminou
Entre 1919 e 2013, o campeonato estadual do RN só não foi disputado em 1942.
Isso devido ao medo que tomou conta da cidade com relação à Segunda Guerra Mundial, e por precaução do então presidente da Federação, capitão Porphirio da Paz, que decidiu suspender o campeonato daquele ano.
Como Natal era uma cidade estratégica, distante apenas 20 km da base aérea de Parnamirim, havia na cidade o receio de um ataque nazista, principalmente com o advento dos primeiros torpedeamentos de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães ocorridos naquele ano.
Ao longo de todos estes anos, muitos clubes potiguares foram extintos
Relembre-os:
Centro Natalense, Ipiranga, Paysandu, Sport Club Natal, Santa Cruz, Tuiuti, Natal Futebol Clube, Força e Luz, Baixa Verde, Baependi, Juventus, Riachuelo, União, Asas, Grêmio, Globo, Ferroviário, Racing, Atlético de Natal, Cosern e Monte Castelo.
O ABC Futebol Clube é o clube com o maior número de títulos estaduais no Brasil
São 54 no total, incluindo o deste ano de 2017.
Lembrando que o clube é também o recordista brasileiro de conquistas consecutivas, ao lado do América Mineiro, com 10 títulos.
E se gostou veja também 10 coisas sobre a primeira partida internacional de futebol da história do Rio Grande do Norte
Com informações de pesquisas de Sidney Barbosa da Silva em “História do Futebol no Rio Grande do Norte”, de Britto Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário