Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 4 de junho de 2018

RECIFE/PE: MARCO ZERO

Marco Zero. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
MARCO ZERO


Localizado no coração do Recife Antigo, a Praça Rio Branco, mais conhecida como Praça do Marco Zero, é o ponto de origem da capital de Pernambuco. No centro do solo da praça, preste atenção na Rosa do Ventos, do artista plástico pernambucano Cícero Dias. Com cerca de 40 m², a peça, inspirada em sua obra "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife", é formada por pedras de quartzo e granito com pigmentação colorida, misturando elementos subjetivos, geométricos e astrológicos para sustentar a mensagem do artista. Se o mundo, de fato, começou no Recife, não se sabe. Por outro lado, quem ousa discordar do mestre Cícero Dias? Autor de infinitos painéis e telas (é dele o primeiro mural abstrato da América Latina, exposto na secretaria da Fazenda de Pernambuco), Cícero Dias é considerado um dos pioneiros do Modernismo no Brasil.

Perto dali, desde 2012, vem funcionando no antigo Armazém 11 do Porto do Recife o Centro de Artesanato de Pernambuco. Com 2. 511 mil m², o Cape recifense (há uma outra sede no município de Bezerros, Agreste do estado) recebeu R$ 6,5 milhões de investimentos para expor trabalhos de cerca de 350 artesãos locais. Entre os destaques, peças dos célebres Manoel Eudócio e Ana das Carrancas, além de outros trabalhos em madeira, fibra, couro, renda, palha... É sua chance de conhecer (e comprar) o melhor do artesanato pernambucano. 
Centro de Artesanato de Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O armazém recém-restaurado, por sua vez, contrasta com as construções seculares situadas ao lado do Centro de Artesanato. Entre elas, destaca-se o edifício-sede da Caixa Cultural Recife, erguido em 1912, onde antes funcionava a Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba. Atualmente, o espaço de 3 mil m² está dividido em três pavimentos e conta com duas galerias de exposições, um teatro com capacidade para 202 espectadores e salas para eventos. É o carro-chefe do circuito de exposições do bairro.

Do outro lado da Bacia do Pina, quem acena é o Parque de Esculturas Francisco Brennand. Expoente máximo na arte da cerâmica, a obra do pernambucano Francisco Brennand merece a sua atenção. O conjunto de esculturas ordenadas em frente à Praça do Marco Zero é apenas uma amostra do que o visitante pode encontrar na Oficina Brennand, templo do artista, com endereço no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. Natureza e sexualidade são as temáticas que guiam suas criações singulares. Para acessar o parque que abriga a emblemática Coluna de Cristal, pegue carona nos barquinhos disponíveis no píer do Marco Zero, por R$ 5 (ida e volta), das 7h às 19h.

SERVIÇO:
Centro de Artesanato de Pernambuco
Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 11, Recife Antigo
Fone: (81) 3181-3451
Aberto diariamente, das 10h às 20h
Entrada gratuita

Caixa Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505, Recife Antigo
Fone: (81) 3425-1906
Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita 

Fonte: http://www.pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário