Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Inscrições abertas para workshops gratuitos na área audiovisual

Estão abertas até esta sexta-feira (1) as inscrições para o workshop sobre conceitos básico de roteiro para TV, cinema, web e outras narrativas, que será promovido no dia 20 de fevereiro pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv), ligado à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. De 4 a 8 de fevereiro, serão abertas inscrições para um segundo workshop, sobre Cinema para Iniciantes, marcado para 25 do próximo mês. As duas capacitações serão realizadas na sede do CTAv, no Rio de Janeiro, e terão como prioridade jovens de até 16 com renda familiar média mensal de até um salário mínimo e meio. Clique neste link para saber mais e se inscrever.
O workshop de conceitos básicos do roteiro, TV, web e outras formas narrativas será ministrado pelo roteirista Pedro Riguetti, que assinou roteiros na TV Globo e é professor de roteiro e mestre em Escrita Criativa de Roteiro Cinematográfico pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba. Já o workshop TV e Cinema para iniciantes apresentará o funcionamento básico de um set de filmagem. A palestrante será a atriz Michele Poli, que participa do projeto Atriz e é colunista de cinema na revista Your Mag World. Serão oferecidas 50 vagas para o workshop de roteiro e 15 para o de TV e cinema para iniciantes.
Aluno do curso de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Ciro Torres, de 24 anos, é um dos inscritos no workshop de Roteiro. Roteirista amador e apaixonado pelo universo do audiovisual, Ciro espera aprimorar, com a capacitação, seus conhecimentos na escrita. “Quero melhorar minhas habilidades como roteirista. Minha intenção é afiar a minha escrita. Ver de outra perspectiva como as pessoas escrevem, qual é a expectativa de um roteirista”, afirmou.
A diretora-geral do CTAV, Daniela Pfeiffer, destaca que, desde 2018, o centro tem se posicionado como polo importante de formação do mercado audiovisual. “Além disso, também atuamos em frentes de apoio à produção e difusão”, explicou.
Em atividade desde 1985, o CTAv conta com um acervo de mais de 20 mil filmes, salas de edição, estúdios de som e mixagem, sala de projeção, além de câmeras e equipamentos. A estrutura está instalada na Avenida Brasil, a nove quilômetros do Centro do Rio de Janeiro, em uma área construída de 2 mil metros quadrados.
Na área de formação, o Centro transformou parte de seu espaço em sede para workshops, palestras e cursos de animação, som, iluminação, captação de recursos e outros. Somente com workshops o CTAv atendeu cerca de 300 alunos. Foram realizados workshops de Mercado Visual, Esquetes e Roteiros, Luz no Cinema e na TV, Fotografia e Iluminação, Construção Sonora de uma obra audiovisual, Técnicas digitais de fotometria e captação de recursos e prestação de contas.

Mais conhecimentos

Morador de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, o editor de vídeo Brenno Félix foi um dos alunos do workshop de animação realizado pelo CTAv em 2018. Ele conta que o curso foi fundamental para a ampliação de conhecimentos sobre a área e para contato com outros profissionais do mercado.
“O curso foi muito bom porque aprendi vários conceitos de animação que me ajudam no meu trabalho de editor. Além disso, o CTAv foi um ótimo canal para conhecer pessoas do meio. Foi por meio dos contatos que fiz no curso, por exemplo, que eu soube de um evento de curtas no qual acabei sendo um dos três escolhidos para compor o corpo de jurados, o que foi ótimo para o currículo”, afirmou.
Fonte Portal BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário