Festa de Sant’Ana
Ver a resposta

A Festa de Santana (ou Sant’Ana) trata-se da festa da padroeira da cidade de Caicó, ela é realizada há mais de 260 anos e dura onze dias.
Anacetaba
Ver a resposta

‘Anacetaba’ foi o primeiro nome da cidade de São Gonçalo do Amarante, uma alusão aos índios Anacés, que habitavam a região. O nome atual é uma homenagem ao Padroeiro da Cidade que é comemorado no dia 29 de novembro.
Abolição de escravos
Ver a resposta

Em 30 de setembro de 1883 – cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea – Mossoró aboliu seus escravos. Até hoje a data é comemorada a cada ano com muito entusiasmo pelos mossoroenses.
“Atenas Norte-Rio-Grandense”
Ver a resposta

O município do Açu é conhecido pela sua riqueza cultural e, pelo histórico de poetas que ganharam fama a nível regional, sendo conhecida como a “Atenas Norte-Rio-Grandense”.
Rio Jundiaí
Ver a resposta

A cidade está localizada às margens do Rio Jundiaí, é berço ilustres como a poetisa Auta de Souza, e seu irmão Henrique Castriciano de Souza.
Ryo Seara
Ver a resposta

Ryo Seara era o nome dado ao atual Rio Ceará Mirim (que banha a cidade). Foi às margens desse rio que os índios potiguaras povoaram a cidade.
Sítios arqueológicos
Ver a resposta

A cidade abriga o Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. O sítio por milhões de anos já foi mar e, por isso, é possível encontrar animais marinhos fossilizados de 90 milhões de anos.
Aviação
Ver a resposta

Foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que a cidade de Parnamirim nasceu. Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos. Parnamirim sempre foi tida como ponto estratégico dentro dessas rotas.
Sal marinho
Ver a resposta

Macau é conhecida pela grande produção de Sal marinho. Há mais de 200 anos explorações normais e extensivas acontecem no município. Mas jazidas espontâneas já eram conhecidas desde o início da colonização.
Lenda do tesouro
Ver a resposta

Ainda hoje quem passa pela cidade de Extremoz, pode contemplar as ruínas da primitiva Igreja de São Miguel. A destruição do templo foi contada geração a geração, através de lendas. Uma delas faz menção a um tesouro, que seria sido enterrado no interior da construção da Igreja. Os antigos moradores teriam demolido o templo, na tentativa de encontrarem o tal tesouro.
“Terra dos Vaqueiros Bravos”
Ver a resposta

Emancipado de Portalegre, o nome “Pau dos Ferros” é referência a uma árvore que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que deram origem ao povoamento da região.
“Terra dos abalos”
Ver a resposta

A cidade de João Câmara é conhecida assim devido a grande quantidade de tremores de terra que já atingiu a cidade. O que ocorreu em 1986 foi a mais estudada atividade sísmica já observada no Brasil.
Rancho do Sabiá
Ver a resposta

Os moradores de Baraúna defendem que a cidade nasceu numa localidade que chamava-se “Rancho do Sabiá” e que o mesmo servia de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso de Ceará para Mossoró, e estes repousavam sobre o frondoso pé de Sabiá. A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um senhor conhecido pelo nome de Baraúna que passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta. Por isso, o Rancho do Sabiá aos poucos passou a ser chamado de “As terras de Baraúna”.
Segundo maior parque urbano do Brasil
Ver a resposta

O Parque Estadual Dunas do Natal possui uma área de 1.172 hectares. Ele é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, e o segundo maior parque urbano do Brasil, perdendo apenas para o Parque da Tijuca, e exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense.
Abundância de meios de comunicação
Ver a resposta

Desde o início de sua fundação, Currais Novos sempre se destacou pelos seus avanços tecnológicos. No século XX a cidade já contava com várias ideias e tecnologias, e ainda hoje se destaca pela abundância de meios de comunicação, prova disso são as diversas empresas de mídias presentes em seu território e o forte papel que elas exercem.
Fonte: CURIOZZZO
Nenhum comentário:
Postar um comentário