Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Curitiba ganha exposição sobre as capitais brasileiras

Artista utiliza recortes de papel para recriar a arquitetura das 27 capitais brasileiras.
CURITIBA, 12/04/2019 – Nessa sexta-feira, dia 12 de abril, o Solar do Barão recebe uma mostra inédita com as colagens originais da série “Capitais Brasileiras”, do artista Adriano Catenzaro. A exposição, que é uma das atrações da “Traços Curitibanos 3”, evento que traça a cada dois anos o panorama da produção local de ilustração, quadrinhos, caricatura e animação, contará com 27 obras originais que ilustram todas as capitais brasileiras. Concebidas manualmente com recortes de papéis, as colagens recriam formas e detalhes de prédios, palácios, pontes e monumentos, que ajudam a criar a identidade das cidades. Segundo o artista, o objetivo do projeto é fazer com que as pessoas se interessem em conhecer a paisagem das cidades, utilizando as referências arquitetônicas das diferentes regiões do Brasil. “A concepção do trabalho partiu da ideia de que as pessoas pudessem ter um panorama das cidades, enfatizando as principais características do que cada uma tinha a oferecer. Além disso, ao retratar ícones, criou-se um processo lúdico, com a intenção de se descobrir quais lugares estavam sendo retratados. Enfatizei características e detalhes, como cores e formas que mais fizessem lembrar a construção”.
A exposição inédita é parte do projeto “Capitais Brasileiras” do artista, que é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Cidades de Papel
Com pelo menos dois anos de pesquisa e execução, a série foi produzida utilizando-se aproximadamente 17,5 m² de papel, 1,2 kg de cola em bastão e 50 lâminas de estilete. As 27 colagens representam 1.056 ícones arquitetônicos brasileiros e o conjunto recebeu menção honrosa do júri oficial no Encuentro Latinoamericano de Diseño 2017, da Universidad de Palermo, em Buenos Aires, Argentina.
Sobre o Artista
Adriano Catenzaro é artista visual, designer e ilustrador, nascido em Curitiba, onde vive e trabalha. Produz obras que combinam técnicas de colagem com linguagens visuais, criando um improvisado mundo lúdico, no qual desenvolve intuitivamente uma variedade de ideias. (Re)aproveitamento de materiais, exploração de formas arquitetônicas e orgânicas, experimentações abstratas e representações figurativas são algumas das características presentes nas obras do artista. Selecionado para a 2º Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas, 24º e 25º Salão Curitibano de Artes Visuais, 1º e 2º Salão de Artes Visuais de Pinhais e 5º Salão de Outono da América Latina, Catenzaro já participou de outras mostras, exposições e ações, como a Bienal de Curitiba e a Bienal de Taubaté.
Serviço:
Abertura da exposição “Capitais Brasileiras”
Data: 12 de abril, às 19h
A exposição segue até 03 de junho, com visitação de terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Solar do Barão
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba-PR
Classificação: Livre
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário