Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 26 de abril de 2019

EDUARDO VASCONCELOS - CPC/RN VISITA O SOLAR JOÃO GALVÃO EM NATAL/RN!!!

 Foto: EDUARDO VASCONCELOS-CPC/RN - SOLAR JOÃO GALVÃO - NATAL-RN








O Solar "JOÃO GALVÃO", localizado em no Bairro Cidade Alta/Ribeira - Natal/RN, onde hoje funciona o CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO CULTURAL "ELOY DE SOUZA", está sediado o SOLAR JOÃO GALVÃO de Medeiros, construído  no início do século XX. Pertenceu ao Coronel Aureliano de Medeiros.  Adquirido do Sr. João Alfredo, em 1908. Restaurado pela Fundação José Augusto, não sofreu reforma substancial , conservando seu frontão característico de época com comijas e varandas laterais.

Constitui juntamente com outras edificações um conjunto harmonioso, reminiscência da parte mais antiga da cidade.  Tombado e Restaurado em 1999.  A sua direção através da Coordenadoria do CDCES articula as atividades das unidades a ela vinculadas: os Museus de Arte Sacra, Casa Café Filho; Capitão Antas (Pedro Avelino-RN), Memorial Monsenhor Expedito (São Paulo do Potengi-RN), Engenho Guaporé (Ceará-Mirim-RN), Pinacoteca do Estado, Memorial Câmara Cascudo, Fortaleza dos Reis Magos e Biblioteca Câmara Cascudo.  No SOLAR JOÃO GALVÃO funcionam além da Coordenadoria de Documentação Cultural, e Sub-coordenadoria de Atividades Museológicas, Núcleos de Museus, Construção e Restauração; Espaço Cultural para apresentações eruditas e populares; Sala de Exposições.  O setor de Documentação, mantém os acervos dos Ex-governadores: José Augusto Bezerra de Medeiros, Sylvio Pedroza e do escritor Manoel Rodrigues de Melo. A Documentação do Patrimônio Histórico Paisagismo e Artístico tombado pelo Estado e o Laboratório de Restauração de Bens Móveis, são setores também articulados.  As atividades de catalogação, calssificão, arquivamento e consultas são administradas por uma equipe formada por museólogos, arquitetos, engenheiro, restauradores, bibliotecárias, arquivistas, pesquisadores e auxiliares.

Fonte: Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza - CDCES.

"É preciso preservar o passado para não se perdermos no TEMPO e no FUTURO! Resgatar a cultura é resgatar a nossa história!" - Eduardo Vasconcelos, presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário