Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 21 de abril de 2019

Entenda porque o esporte é algo essencial na cultura do Rio Grande do Norte

O esporte tem um lugar de destaque muito importante na sociedade brasileira e no Rio Grande do Norte não é diferente. Apesar do Estado não ser uma das potências nacionais nas principais modalidades, há diversos potiguares de destaque no esporte contemporâneo e alguns outros que deixaram grande marca no passado.
Abaixo, listamos alguns atletas que fizeram ou fazem história no cenário esportivo e também eventos de grande destaque que ajudaram ainda mais a colocar Rio Grande do Norte no mapa do esporte brasileiro.

De Marinho Chagas a Clodoaldo Silva: tradição em diferentes modalidades

O futebol chegou no Rio Grande do Norte logo no início do último século e, apesar de nenhum atleta potiguar ter sido campeão da Copa do Mundo, a tradição não deixa de ser forte no Estado.
Provavelmente o potiguar mais famoso no futebol é Marinho Chagas (nasceu em Natal). Ele faleceu em 2014, quando tinha 62 anos, e marcou história com a camisa da Seleção jogando como lateral esquerdo. Ao todo, em quatro anos vestindo as cores do Brasil, Chagas jogou 36 partidas e anotou quatro gols.
Foto: Doentes por Futebol
Além disso, Chagas foi o titular do Brasil na Copa de 1974, quando jogou todas as partidas da Seleção no torneio.
Também na década de 1970 outro natalense brilhou no mundo do esporte — só que na bola laranja. Oscar Schmidt, que passou parte da infância e adolescência em Natal, é amplamente considerado como o maior esportista potiguar de todos os tempos.
Oscar teve uma carreira incrivelmente especial. Em quase 30 anos de trajetória profissional, o ala se tornou o maior cestinha de todos os tempos e ainda detém o recorde com mais de 48 mil pontos anotados.
Apesar de nunca ter jogado na NBA, Oscar deixou seu legado no basquete internacional e é unanimidade quando o assunto é maior jogador de todos os tempos do basquete brasileiro.
Em 2016, durante uma palestra, Oscar recordou a infância vivida em Natal.
Nos tempos contemporâneos, poucos potiguares foram tão bem-sucedidos como o ex-nadador Clodoaldo Silva. Tido como maior atleta paraolímpico da história do Brasil, ele venceu seis medalhas de Ouro em Paraolimpíadas — todas em Atenas.
Nadador potiguar Clodoaldo Silva
Além disso, em competições profissionais, o “Tubarão Paraolímpico” acumula mais de 700 medalhas. Clodoaldo se aposentou logo após os Jogos do Rio 2016, mas seu legado ainda é impactante e nunca será esquecido.
O Rio Grande do Norte também tem representantes de muito destaque nas lutas. Renan Barão é um dos principais. O natalense de 32 anos já foi campeão Peso Galo do UFC, quando conquistou o cinturão em 2012 em luta contra o americano Urijah Faber.
Lutador potiguar Renan Barão. Foto: http://mmabrasil.com.br
Barão conseguiu defender o título com sucesso três vezes em lutas contra Michael McDonald, Eddie Wineland e Faber. Em 2014, dois anos após segurar o título de melhor lutador do Peso Galo, o potiguar perdeu o cinturão para TJ Dillashaw. Desde então, Barão não conseguiu recuperar o status, mas segue na ativa.
O Estado também revelou outros lutares de destaque para o UFC, como é o caso dos natalenses Ronny Markes e Jussier Formiga. Da cidade de Tibau, há o representante Gleison Tibau.

Natal como sede de eventos importantes

Além da tradição de grandes esportistas em modalidades distintas, o Rio Grande do Norte já se destacou recebendo eventos até mesmo de escala internacional.
O maior exemplo aconteceu em 2014, quando Natal foi uma das sedes da Copa do Mundo. Na ocasião, a Arena das Dunas recebeu quatro jogos do Mundial: México 1 x 0 Camarões, Gana 1 x 2 Estados Unidos, Japão 0 x 0 Grécia e Itália 0 x 1 Uruguai.
No que tange ao poker, Rio Grande do Norte também é importante na parte organizacional. Em 2018, por exemplo, mais uma vez o Estado potiguar foi sede de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP). Na ocasião, Saulo Sabioni fez história ao se tornar o primeiro bicampeão do circuito.
Carlos Sabioni. Foto: Carlos Monti @ Rational Intellectual Holdings Ltd. Pokernews
Sediado no Serhs Natal Grand Hotel, o evento foi um sucesso e reuniu centenas de competidores profissionais e amadores. Além disso, Rio Grande do Norte impressionou na performance de seus atletas. Daniel Chacon, de Natal, foi o vice-campeão daquela etapa principal.
No âmbito das lutas, Natal já foi casa do UFC. Isso aconteceu em 2014, com a luta do card principal entre Mauricio Shogun e Dan Henderson. Na ocasião, o confronto aconteceu no Ginásio Lélio Dias. O curitibano Shogun lutou em casa, no entanto, não foi capaz de derrotar o americano Henderson.

Memorial do Esporte de Natal

Para conservar e relembrar os feitos mais importantes dos grandes atletas natalenses, no ano passado a Prefeitura do Natal inaugurou no Palácio dos Esportes o Memorial do Esporte de Natal.
Foto: Márcia Ribeiro @ Hilneth Correia
O acervo conta com camisas autografadas, bolas autografadas, fotos históricas, recortes de jornais e muito mais. “O memorial é um resgate do passado do esporte em Natal e de todo o Rio Grande do Norte”, disse Jamilson Martins, servidor da SEL e idealizador do projeto.
“Com o memorial vamos possibilitar que o natalense conheça mais dos nossos atletas que tanto contribuíram para o nosso esporte, inclusive em competições nacionais e internacionais”, afirmou a secretária Esporte e Lazer Danielle Mafra.
A distância geográfica para os principais centros esportivos do país é um fato difícil de contornar, mas o Rio Grande do Norte vem se colocando no mapa das cidades que recebem grandes eventos de diferentes modalidades e os últimos cinco anos foram importantes para reforçar a relevância dos esportes na cultura potiguar.
Por: Luara Lua Pereira De Marinis
Fonte: CURIOZZZO

Nenhum comentário:

Postar um comentário