Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 21 de abril de 2019

Presidente da Ancine suspende repasse de verbas para audiovisual e paralisa atividades da agência

Christian de Castro, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine) - Foto: Pedro França/Agência Senado

A decisão veio no dia em que o Brasil conseguiu classificar quatro longas no tradicional Festival de Cannes.

Christian de Castro, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), suspendeu, na última quinta-feira (18), o repasse de verbas para a produção de audiovisual (filmes e séries). A medida paralisa as atividades da agência.

A determinação surpreendeu o setor, principalmente porque veio logo em seguida de a Ancine anunciar que contestaria o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), origem do problema.
O acórdão indica que há irregularidades na prestação de contas da agência e manda suspender as atividades. No entanto, a entidade alega já ter entregue ao TCU um Plano de Ação com todas as estratégias para atender às demandas do tribunal.
A decisão de suspender o repasse de verbas veio no dia em que o Brasil conseguiu classificar quatro longas no tradicional Festival de Cannes: “Bacurau”, “O Traidor”, “A vida invisível de Eurídice Gusmão” e “Port Authority”.
Fundo Setorial
A paralisação das atividades da Ancine é grave para a cultura nacional, porque a agência é a empresa governamental responsável por estimular o audiovisual brasileiro. Entre outras funções, administra o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que trata de boa parte dos recursos que viabilizam a produção de curtas, longas, documentários, animações e séries.
Fonte: Revista Fórum
Adaptado pelo CPC/RN, em 21/04/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário