Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 19 de maio de 2019

A partir de hoje esta é a flor “símbolo” do Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação G1/RN.
Uma flor agora representa o Rio Grande do Norte, e isso é muito legal.
A governadora Fátima Bezerra sancionou uma nova lei estadual que transformou a Orquídea “Cattleya Granulosa” em flor símbolo do Estado do Rio Grande do Norte. O texto publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do Estado. Confira como ela é:
Ah e a lei nº 10.508, de 16 de maio de 2019 também institui a “Semana Estadual de Conservação, Valorização e Preservação da Orquídea Cattleya Granulosa”, que deverá ser comemorada anualmente na última semana do mês de Agosto.
Ainda de acordo com a norma, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) será responsável por fomentar, realizar congressos, seminários, simpósios, palestras, feiras ou outros eventos que abordem temas relacionados à valorização da planta.

Mas por que a “Cattleya Granulosa”?

Porque ela uma espécie de orquídea nativa da região nordeste, estando distribuída principalmente pelo Rio Grande do Norte, além dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
E olha que interessante, em algumas regiões, como no RN, a orquídea pode vegetar em sol pleno, e os locais que a possuem apresentam uma grande luminosidade e beleza.
A planta em geral, é de médio a grande porte, indo de 30 centímetros a 1,20 metros de altura com duas as três folhas por pseudobulbos, que é a designação para uma forma especial de caule aéreo presente em orquídeas, e podendo ter de 1 a 20 flores.
E você, o que achou dela?
Com informações de G1/RN.
O Curiozzzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário