Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 23 de junho de 2019

Folha comprova autenticidade e integridade do material da Vaza Jato

Folha comprova autenticidade e integridade do material da Vaza Jato


Conforme antecipado pela Fórum na manhã de ontem (22) a Folha e o The Intercept firmaram parceria editorial e o jornal confirmou a autenticidade do banco de mensagens da Vaza Jato.

Na manhã de ontem (22) o diretor de redação da Revista Fórum antecipou que uma parceria entre o The Intercept Brasil e o jornal Folha de S. Paulo havia sido realizada e que neste domingo começariam a ser publicadas as primeiras reportagens frutos deste acordo.

Fórum também antecipou que a veracidade e autenticidade das mensagens seriam comprovadas pela Folha.
O furo da Fórum se confirmou.
O jornal revela na sua edição de hoje (23) que o The Intercept “permitiu que a Folha tivesse acesso ao acervo, que diz ter recebido de uma fonte anônima há semanas” e confirma que nos últimos dias, repórteres do jornal e do site trabalharam lado a lado, pesquisando as mensagens e analisando seu conteúdo.
Segundo a Folha o pacote obtido pelo Intercept reúne mensagens privadas trocadas pelos procuradores em vários grupos no aplicativo Telegram desde 2014, incluindo diálogos com o ministro Moro, que foi o juiz responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba até 2018.
Também confirma que além das mensagens, o acervo inclui áudios, vídeos, fotos e documentos compartilhados no aplicativo.
E o mais importante, diz que, ao examinar o material, não detectou nenhum indício de que ele possa ter sido adulterado.
Uma das checagens utilizadas pela Folha pra isso foi que os repórteres que estão trabalhando o banco de dados da Vaza Jato buscaram nomes de jornalistas da Folha e encontraram diversas mensagens que de fato esses profissionais trocaram com integrantes da força-tarefa nos últimos anos. E não havia nenhuma adulteração na troca de mensagens.

Fonte: Revista FÓRUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário