Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

São Luís 407 anos: Museu de Artes Visuais é reaberto com exposição de artistas nacionais e internacionais

exposição Eco Art, com 25 obras assinadas por grandes nomes das artes plásticas do Brasil e de vários países das Américas, marcou a reabertura do Museu de Artes Visuais (MAV) de São Luís, um dos mais importantes equipamentos culturais do Maranhão.
A solenidade de reinauguração do MAV foi realizada na noite desta sexta-feira (6) como parte das comemoração do aniversário de 407 anos de São Luís, celebrado no dia 8 de setembro.
Localizado na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís, o sobrado que abriga o Museu de Artes Visuais foi completamente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Governo do Maranhão.
Fechado há quatro anos, o casarão do século 19 passou por diversas intervenções até a finalização da obra. O museu volta a funcionar completamente revitalizado, com nova iluminação e climatização, restauração da fachada de azulejos, auditório e elevador para acessibilidade.
O secretário de Cultura, Anderson Lindoso, falou da importância de entregar mais um equipamento cultural inteiramente revitalizado.

“É uma satisfação ver as pessoas apreciando as exposições, compartilhando a felicidade de estar nesta espaço cultural valioso, parabéns a todos que trabalharam para dar este belo presente à cidade, como parte das comemorações pelos 407 anos de aniversário de São Luís”, ressaltou Anderson.
O equipamento contará com exposições rotativas, de curta duração, além de uma exposição permanente, formada por parte do acervo original, com exemplares de pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e desenhos inéditos.
Segundo a diretora do MAV, Gabriela Campos, a casa reabre com uma proposta marcante: democratizar a arte e promover a produção artística local.
“Temos um pavimento que é próprio para a rotatividade. Vamos abrir editais, onde vamos selecionar artistas para exposições de curta duração. A ideia é apresentar à sociedade esses artistas que temos aqui na terra. O intuito é esse: promover a arte aqui da cidade”, detalha a gestora.
Reocupação
O secretário de Estado das Cidades, Rubens Pereira Júnior, participou da solenidade de reabertura do MAV. Segundo ele, a revitalização do museu integra o conjunto de intenções do Nosso Centro, programa focado na dinamização do turismo e da economia da região central de São Luís.
“Há quatro anos, o museu era um vazio urbano no Centro Histórico de São Luís. Agora aberto, ele servirá para exposição de nossos artistas, além de aquecer a cultura, o turismo e gerar renda. O que nós queremos é o Centro Histórico cada vez mais ocupado”, explica o secretário.
O artista visual Walter Sá doou a obra “Cazumbando” para integrar a exposição permanente do MAV. Trata-se de uma tela com impressão com tinta acrílica sobre chapa de alumínio, retratando de forma estilizada o cazumbá, um dos mais icônicos personagens do bumba-meu-boi.

“A reinauguração é um resgate da cultura no segmento das artes visuais e é mais um aparelho cultural importante para a cidade, tanto turisticamente quanto culturalmente, para lazer entretenimento e aprimoramento de artistas locais”, enfatiza.
Eco Art
A exposição temporária Eco Art reúne obras de artistas venezuelanos, chilenos, argentinos, brasileiros e de outros países. A artista plástica japonesa Tomie Ohtake (1913-2015), considerada um dos principais nomes do abstracionismo informal, é uma dos nomes que fazem parte da mostra.
Exposição permanente
A exposição de longa duração do MAV conta com um conjunto de obras de artistas locais, nacionais e internacionais, como Dila, Jesus Santos, Flory Gama, Newton Sá, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Picasso, entre outros.
Além do painel de Walter Sá, outras aquisições recentes foram incluídas ao acervo, com obras doadas pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), produzidas pelos artistas maranhenses Vicente Martins, Ribaxé e Sunshine Santos.
Horário de funcionamento
O MAV funcionará de terça a sábado, das 9 às 18, e aos domingos, das 9h às 13h30.
Portal BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário