Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 15 de outubro de 2019

MUSEUS DO RIO GRANDE DO NORTE - FIQUEM POR DENTRO!

Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza - Cedoc
O  Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza (Cedoc) está sediado no Solar João Galvão de Medeiros,  construído no início do século XX. Pertenceu ao coronel João Aureliano de Medeiros. Adquirido do senhor João Alfredo, em 1908. Restaurado pela Fundação José Augusto, não sofreu reforma substancial, conservando seu frontão característico com cornijas e varandas laterais. Constitui juntamente com outras edificações um conjunto harmonioso, reminiscência da parte mais antiga da cidade. Tombado e restaurado pelo governo do estado em 1999. Em seus arquivos encontram-se acervos particulares do ex-governador Silvio Pedroza, José Augusto Bezerra de Medeiros, do acadêmico e sócio fundador da academia de letras do Rio Grande do Norte o Dr. Manoel Rodrigues de Melo. Atualmente, a Fundação José Augusto, através de uma equipe de estagiários e profissionais capacitados inventariando, catalogando  para disponibilização na internet.

Endereço: Av Câmara Cascudo, 431, Cidade Alta, Natal/RN - fone: 84 3232-9724/5363
Museu Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra do RN, criado em 21 de dezembro de 1988 e instalado na Igreja Santo Antônio, tem como objetivo recolher, inventariar e expor objetos de arte religiosa do Estado, cujo patrimônio.
Museu Café Filho
O museu tem um acervo documental e iconográfico sobre o norte-rio-grandense presidente Café Filho, incluindo aspectos biográficos e informações sobre a vida política, com registro de fotos de suas viagens e de suas campanhas. O museu dispõ


O Memorial encontra-se organizado em dois pavimentos, funcionando no andar térreo um museu com temas ligados ao folclore e à cultura popular, além de objetos pessoais e homenagens ao nosso patrono. Neste andar funciona também um Atelier de Artes Plásticas, onde são ministrados cursos de desenho e pintura a cargo do renomado artista Jomar Jackson. No andar superior contamos com um auditório para 200 pessoas, para exibição de vídeos e documentários sobre Câmara Cascudo e a cultura popular brasileira.
 O prédio que abriga o Memorial foi construído nas últimas décadas do século XVIII, para nele funcionar os serviços administrativos da Fazenda Real. Em 1875 o prédio foi reconstruído, abrigando, em 1922 a “Delegacia Fiscal”, já no período da República. Em 1946, surgiu a idéia de demolir o lugar, mas várias pessoas protestaram contra a demolição, inclusive Cascudo. Restaurado, foi ocupado em 1955 como sede do “Quartel General da 7ª. R. M.”, em Natal, até 1977. O prédio, em estilo neoclássico, foi tombado a nível estadual em 24 de agosto de 1989, e foi palco de acontecimentos históricos de importância nacional, como o Movimento Republicano de 1817.
 O histórico sobrado possuiu vários nomes, tendo como variantes: Provedoria Real, Fazenda Real, Real Erário, tendo ainda o curioso apelido de “Vaca Amarela”. Segundo Cascudo, a origem do apelido vem do fato de ser pintado de amarelo, cor privativa dos edifícios públicos do Império, e em alusão “ao fato de amamentar numerosos bezerros bípedes”, uma vez que “daria leite dourado”.
Esse edifício tem seu valor histórico, não só pela função específica, para o qual foi construído, servindo aos negócios fazendários do Reino, nos tempos da Capitania e Província, mas, sobretudo testemunhando acontecimentos políticos de importância nacional, como o Movimento Republicano de 1817, em Pernambuco, quando repercutiu no Rio Grande do Norte. Hoje este prédio homenageia o maior intelectual que este estado já conheceu. Nele, sua vida e sua obra, estão vivas e presentes no cotidiano de uma terra e de um povo que ninguém amou mais do que ele.
Restauração 
O Governador do Estado entregou à população norte-riograndense, no dia 13 de agosto de 2018, o Memorial Câmara Cascudo totalmente restaurado. Com investimento na ordem de R$ 300 mil, o espaço teve suas instalações hidráulicas e elétricas renovadas, bem como os revestimentos, esquadrias e pintura. A partir de agora, o Memorial está dotado de uma estrutura que possibilitará realização de eventos culturais e de lazer, uma vez que além da reforma do prédio, está sendo adquirido novo mobiliário e equipamentos como condicionadores de ar e elevadores para acessibilidade.
A obra foi financiada via Banco Mundial, e teve por objetivo promover e ampliar os equipamentos culturais do Estado, imprescindíveis para preservação da cultura e fomentação do turismo potiguar. Atualmente o Memorial está recebendo as aulas da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), enquanto o casarão histórico da escola também passa por reforma.


( Clique na Foto para visualizar album do Memorial Câmara Cascudo )
Memorial Câmara Cascudo: 
Praça André de Albuquerque, 30, Centro, Natal/RN, CEP: 59.025-580
Visitação: 
Segunda a sexta-feira: 08h às 17h
Sábado: 08h às 13h
Direção: Gilberto Alves dos Santos
Contato: (84) 9642.0515
Memorial Câmara Cascudo
A 10 de fevereiro de 1987, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Fundação José Augusto, criou o MEMORIAL CÂMARA CASCUDO, com o objetivo de homenagear o maior nome intelectual do Estado.

Pinacoteca Potiguar
A atual Pinacoteca do Rio Grande do Norte já foi o Palácio do Governo e é a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Inaugurado em 1873, o governador Alberto Maranhão, transformou-o em 1902 na sede do Governo Estadual.

Fonte: cultura.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário