Imagens do Facebook-Waltssap e Google
Fonte:
Hoje é Dia Nacional do Reggae e como temos uma sessão chamada “datas curiosas”, é claro que não deixamos passar batido. A data foi instituída oficialmente, pela presidente Dilma Rousseff , no dia 15 de maio de 2012. É uma homenagem ao cantor jamaicano Robert Nesta Marley ou Bob Marley, que faleceu no mesmo dia, há 39 anos atrás, aos 36 anos de idade em um hospital de Miami, nos Estados Unidos.
Se vivo, Bob Marley teria 75 anos, completados em 6 de fevereiro deste ano. Apesar de não ser fã de Reggae, gosto dos clássicos. E nada é mais clássico em Reggae do que as canções do extraordinário artista jamaicano.
A música do cantor e compositor foi influenciada pelas questões sociais de sua terra natal. Ele deu visibilidade política e cultural a Jamaica, muitas vezes cantando seus problemas, angústias ou em protesto.
Bob foi brilhante. Uma daquelas almas iluminadas que marcaram presença, deixaram uma mensagem e seguiram a luz. Não somente na música, mas também como figura política. Marley saiu de um país pobre e ganhou o mundo ao cantar a paz, o amor e ideais do rastafári. A sua imagem e a sua música com letras contra a opressão e a injustiça são influencia direta no comportamento das pessoas de bem ao redor do planeta.
Marley foi uma das figuras mais importantes da
música mundial, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do
século XX, comparado a nomes como Bob Dylan e Lennon/McCartney. Ele morreu no
dia 11 de maio de 1981, vitima de câncer. O cara deixou um legado musical
fantástico e uma mensagem de amor eterna.
Portanto, viva Marley, viva o Reggae e sua mensagem de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário