Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Estudantes aprovam mobilização nacional pela vida, educação e democracia no 11 de Agosto

Seminário da UNE também lançou Novo Plano Emergencial para o Ensino Superior Brasileiro

As UNE terminou no fim da tarde do domingo (2/8) o Seminário de Entidades Gerais da entidade. Mais de 400 entidades representativas entre DCEs e CAs participaram das discussões virtuais e plenárias que começaram na última terça-feira (28/7).

“Mesmo diante das dificuldades conseguimos construir espaços de discussão com o movimento estudantil que segue organizado e lutando em cada universidade”, destacou o presidente da UNE, Iago Montalvão.

Na plenária final do Seminário os estudantes aprovaram em conjunto com a UBES e ANPG uma convocação para a realização de um ato nacional online no próximo 11 de Agosto, dia do estudante e aniversário de 83 anos da UNE. Será uma manifestação com a participação de artistas, lideranças e formadores de opinião que vão pautar a luta antifascista, o cenário de emergência do setor educacional e da saúde pública.

plenaria_final
Plenária final online do Seminário

“O Dia do Estudante em 2020 é, mais do que nunca, o dia de todo o Brasil, o dia do nosso futuro”, destaca o documento que promete um dia do Estudante como nenhum outro.

Leia a convocação para o 11 de Agosto aqui.

Foi aprovado também um Novo Plano Emergencial para o Ensino Superior Brasileiro. Nele a entidade assume seu papel de articulação juntos aos movimentos sociais na luta para a derrubada deste governo e planeja uma Campanha Nacional pelo Fora Bolsonaro nas Universidades através da criação de comitês estudantis. “Para isso, é necessário que cada entidade geral, Diretório Central dos Estudantes, Diretório Acadêmico ou entidade representativa de base seja parte ativa nesse processo, em diálogo e mobilizações constantes”, diz trecho.

O detalhado documento é divido em eixos temáticos e traz medidas de enfrentamento crise sanitária, econômica, social e política que a pandemia do COVID-19 aprofundou e que afetou diretamente a educação brasileira. Entre eles estão a revogação da Emenda Constitucional 95 que impõe aos serviços públicos um teto de gastos e a garantia de continuidade do programa Auxílio Emergencial enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado.

Leia o Plano Emergencial aqui na íntegra.

Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário