Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 4 de outubro de 2020

‘O impasse da civilização’: Boaventura de Sousa Santos e José Geraldo de Sousa Junior falam à TV 247 neste domingo - POR BRASIL 247

Boaventura de Souza Santos e José Geraldo de Souza Junior (Foto: Divulgação)

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos e o jurista José Geraldo de Sousa Junior estarão na TV 247 neste domingo, 4, às 12h, numa entrevista ao vivo com o jornalista Gustavo Conde. O tema será o ‘impasse da civilização’, as dores do tempo presente subscritas na pandemia, na intolerância e na ascensão da extrema-direita.

247 - A TV 247 entrevista, neste domingo, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e o jurista José Geraldo de Sousa Junior. Aos dois pensadores serão apresentadas as dores presentes do mundo: pandemia, questões correlatas no campo jurídico e sociológico e respectivos desdobramentos na esfera da ética, do neoliberalismo e do socialismo.

Segundo o jornalista Gustavo Conde, que mediará o debate, “o mundo chegou a um impasse: o (falso) dilema entre garantir a vida,a dignidade e os direitos humanos de todos os cidadãos e a corrida desenfreada pelo lucro e pelas formas de dominação clássicas subscritas nas práticas capitalistas. O dilema é falso porque não poderíamos ter dúvidas com relação a esta questão. Ocorre que os modos clássicos de produção de sentido via linguagem humana estão em crise neste momento histórico - para não dizer, em colapso.”

O também linguista destaca: “as formas de controle do sentido se intensificaram com o advento das redes sociais e do imaginário digital, o que estabelece uma nova rodada de desafios técnicos do ponto de vista do combate político-filosófico.” 

E complementa: “essas e outras angústias serão propostas em uma conversa a três regada a afeto e companheirismo - valores um tanto desprezados pelas práticas jornalísticas de turno - e também subscrita na felicidade ver dois grandes pensadores do presente que são amigos pessoais e traçaram uma história intelectual juntos, em permanente ‘interlocução filosófica’.”

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça.

De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

José Geraldo de Sousa Junior é professor titular da Universidade de Brasília, onde foi reitor de 2008 a 2012. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1973), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (1981) e doutorado em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Faculdade de Direito da UnB (2008). 

Atua na Faculdade de Direito (graduação e pós-graduação) e no CEAM- Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Ensina, faz extensão e pesquisa na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito. É coordenador do projeto “O Direito Achado na Rua”, concepção teórica, desenvolvida a partir das ideias de Roberto Lyra Filho, que tem por objetivo pensar o Direito derivado da ação dos movimentos sociais a partir de uma perspectiva que o entende como uma “legítima organização social da liberdade". 

Fonte: BRASIL 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário