Após aprovação do Projeto de Lei de Emergência Cultural, pelo Congresso Nacional e sua sanção presidencial, virando a Lei Aldir Blanc, que visa socorrer o setor cultural fortemente afetado pela crise da COVID-19, onde será destinado 3 BILHÕES de reais, para Estados e Municípios de todo Brasil, diversos artistas, membros de grupos e instituições culturais de Santa Cruz/RN, criaram, ontem (09), de forma remota, o Fórum Cultural de Santa Cruz – Aldir Blanc.
Segundo os fundadores, o fórum tem dois objetivos básicos: um, agregar o máximo de artistas da cidade para o acesso à informação sobre seus direitos contidos na lei, outro, buscar fortalecer o diálogo da classe artística com o poder público municipal, responsável pela execução dos recursos.
Outro ponto, é que, o comitê servirá como mais um colegiado amplo de discussão e fiscalização, uma vez que Santa Cruz conta com o Conselho Municipal de Política Cultural, órgão colegiado com representantes do poder público e sociedade civil que também deverá atuar na fiscalização da aplicação dos recursos.
A orientação da COMISSÃO NACIONAL LEI ALDIR BLANC formada por artistas de todos as regiões do Brasil, que vem acompanhando todo o processo desde o início é para que, a classe artística se organize. Crie seus comitês, fóruns de babates ou comissões, mesmo naqueles municípios que já tem conselho de cultura, como é o caso de Santa Cruz. A comissão entende que, quanto mais controle social, melhor.
O BLOG
Parabéns a classe artística de Santa Cruz por mais essa iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário