Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Artes Cênicas na 12ª Bienal ressignifica espetáculos feitos para a tela

Quantidade de trabalhos do Norte e Nordeste foram destaque e focaram em questões de pertencimento e território

A Mostra Selecionada de Artes Cênicas do maior festival estudantil da América Latina desta edição realizada totalmente online teve um grande desafio de apresentação que foi a questão da presença do público. “Existe teatro sem público? O que é isso que nasce a partir desse limite que a pandemia nos impõe que é esse lugar de não encontrar o público e ter que criar e se reinventar, recriar com as ferramentas de trabalho que a gente tem?”, questiona a coordenadora da Mostra, Rosa Amorim.

Ela explica que a diferença é que agora em vez de produzir para o público presente, é preciso pensar em um olhar diante de uma tela, o que provoca uma mudança qualitativa, no formato e no espaço do que estudantes produzem.

“O que conseguimos mesmo observar nessas produções é que há muita vontade de produzir e os estudantes dessas linguagens não ficaram parados durante a pandemia. Então os materiais que recebemos tem limites técnicos, mas muita verdade e urgência em dá respostas ao momento que estamos vivendo e isso foi muito bonito de ver”, afirmou.

Dos espetáculos inscritos destaca-se a quantidade de trabalhos da região Nordeste e principalmente da região Norte. Dos sete selecionados dois são de lá. Tanto no espetáculo Novo Amapá da Cia. Supernova da Universidade Federal do Amapá quanto o espetáculo Alecrim da Universidade Federal do Pará trazem questões de pertencimento ao território.

Espetáculo Novo Amapá, da Unifap

“Alecrim do Pará traz também relação com a região e a cultura do estado, e perspectiva de quanto a educação consegue transformar a realidade e a comunidade”, ressaltou Rosa.

Os espetáculos estão disponíveis dentro da programação da 12ª Bienal da UNE dos vídeos do dia 19 e 20 de Maio no YouTube oficinal da entidade.

Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário