Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Projetos selecionados na Bienal oferecem cultura e saúde em meia à pandemia

Dez projetos de universidades de todo o Brasil se apresentam na Mostra que vai ao ar sexta e sábado, 21 e 22 de maio.

Apoio psicológico, promoção da cultura e do espírito comunitário por meio de um coral universitário, combate a fake news e ensino pré-vestibular em um preparatório para o Enem. Todas essas boas ideias são projetos de extensão realizados durante a pandemia e selecionados na Mostra da 12ª Bienal da UNE, que começa hoje e vai até domingo.

Mas são mais do que isso. São uma resposta a um projeto político que vem tentando vincular a universidade brasileira a um lugar de balbúrdia, e estudantes como usuários de drogas.

“Tudo que produzimos, pesquisamos, o que aprendemos é em benefício da sociedade. E os projetos de extensão sobretudo os que selecionamos tem esse condão de mostrar que oferecemos retorno e conteúdo que realmente influenciam a vidas das pessoas e que abriguem as necessidades dos brasileiros. Apresentamos respostas para os problemas e tudo que vivemos no país, é para isso que a extensão vive e para que as universidades funcionam”, ressaltou o coordenador da mostra, Arthur Mendes, estudante de Direito no Centro Universitário UNDB.

A mostra selecionada de Projetos de Extensão será apresentada pelo Youtube da UNE nos dias 21 e 22 de Maio. Acompanhe pelo YouTube da UNE AQUI .

Atendimento de Saúde

Do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, o projeto Minuto Corona, fez uma ponte entre ciência, saúde e a população por meio de uma comunicação rápida e acessível. Utilizando o whatsapp e ferramentas como Telemedicina e teleorientação, eles realizaram de orientações de saúde virtualmente. Foram mais de 2 mil pessoas atendidas diretamente pelo app. Conteúdos científicos com a função de esclarecer sobre máscaras, testes e diagnósticos, sintomas, contágio, desinfecção e limpeza, medicações, vacinas, fake news, orientações, e relatos também foram divulgados no Facebook, Instagram, Youtube, e Twitter do projeto.

Já do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi selecionado o projeto Acolhimento e escuta psicológica em tempos de pandemia. Os estudantes elaboraram uma cartilha destinada à comunidade de dois bairros de Campina Grande sobre o que é saúde mental e como cuidar dela durante este período de pandemia. Depois de distribuído o material e feito um levantamento pela demandas por assistência psicológica veio, por fim o atendimento psicológico feito por psicólogas formadas parceiras do projeto.

Integração comunitária

Da Universidade Federal da Bahia o projeto Esquenta Enem levou ensino de História, Sociologia, Matemática, Literatura e Redação durante a pandemia para jovens estudantes da rede pública de ensino, matriculados nas turmas de Ensino Médio de bairros vulneráveis da cidade de Salvador. Estudantes do Programa de Educação Tutorial do IHAC realizavam aulas de forma remota, e também elaboraram um plano de ensino baseado no conteúdo programático do Enem. “ O projeto de extensão fomenta o diálogo constante com as lideranças comunitárias”, destacou o estudante Álvaro Gustavo integrante do projeto.

Do Sudeste do país, de Diamantina, Minas Gerais, o projeto do Coral da Universidade da Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri resolveu continuar os ensaios e apresentações mesmo de forma remota.

Composto por docentes, discentes e funcionários da universidade os coralistas realizavam sua própria gravação de casa e enviavam ao professor regente. “No projeto presencial, costumávamos apresentar as músicas de forma teatral. Apresentando musicais como A Ópera do Malandro, A Bela e a Fera, O fantasma da Ópera… mas com o projeto virtual, ensaiamos músicas de forma remota e, no final, é feita a gravação e edição dos vídeos que publicamos no nosso canal do YouTube, e também nas redes sociais”, explica a estudante Amanda Fernandes Pimenta.

Ficou com vontade de conferir? Clica aí embaixo e assista o Youtube do Coral.

SERVIÇO:

O que? Mostra de Extensão na 12ª Bienal da UNE.

Quando? 21 de 22 de maio.

Onde? https://www.youtube.com/watch?v=BJ85YF_nI0E

 Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário