Na abertura do mês em que o nordestino celebra os festejos juninos, a governadora Fátima Bezerra sancionou no dia 1º de junho, a Lei 10.908/21, "Lei Elino Julião", que institui o 13 de novembro como o “Dia Estadual do Forró”. A iniciativa é uma homenagem ao cantor e compositor de forró, nascido em Timbaúba dos Batistas em 13 de novembro de 1936, e que ao longo do tempo se tornou referência em relação à música e cultura popular nordestina.
Autor do projeto que tramitou na Assembleia Legislativa e agora é lei, o deputado Francisco do PT lembrou que Elino entrou para a história do forró como um de seus mais importantes representantes. "Como seridoense, fiquei muito feliz de participar deste momento. A proposta por nós apresentada na Assembleia foi aprovada por unanimidade, num reconhecimento à trajetória e à contribuição que ele deu para a cultura do RN e do nosso país. Não poderíamos ter uma data mais apropriada do que aquela em que se comemora o aniversário de nascimento de Elino Julião."
A governadora Fátima Bezerra disse que, além da amizade e o carinho que tinha pelo cantor, é fã e apaixonada pela obra de Elino. E cantarolou dois de seus grandes sucessos: "Na Sombra do Juazeiro" e "Na Minha Rede Não". "Elino é da mesma escola dos grandes mestres do forró - Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês. O que a obra dele tem de mais bonito é a irreverência, o humor. Ao mesmo tempo, traz o lado generoso e toca muito forte o coração de todos nós."
Fátima Bezerra destacou a importância da iniciativa para a cultura popular: "temos uma luta em curso para inserir o forró pé de serra, o forró raiz, como patrimônio nacional. Nossa luta é para colocá-lo no patamar que merece. Por que o forró não pode ter o mesmo tratamento que o frevo pernambucano? É isso que queremos para o forró raiz, tão bem representado por Elino Julião.”
A viúva Maria Veneranda e o filho Araken Julião acompanharam a solenidade de forma virtual. "Gostaria de elogiar a iniciativa do deputado Francisco, o apoio da Assembleia e também agradecer a generosidade, o reconhecimento, o carinho que a governadora Fátima Bezerra tem pela cultura do estado. O esforço de vocês em colocar esse dia na nossa memória, no calendário oficial, é um marco inesquecível", agradeceu Araken.
Presente à solenidade na Governadoria, o prefeito Ivanildo Albuquerque lembrou que Timbaúba dos Batistas prestou homenagem a Elino no dia 10 de maio, data de emancipação política do município, e convidou a governadora para participar das comemorações na terra natal do cantor, no dia 13 de novembro, caso as condições sanitárias do estado permitam a realização de eventos.
O presidente da Fundação José
Augusto, jornalista e poeta Crispiniano Neto, listou Elino como um dos cinco
pilares da música nordestina, ao lado de Luiz Gonzaga, Jacson do Pandeiro,
Sivuca e João do Vale. "Quero lembrar que este ano o Brasil comemora o
centenário de nascimento de Ademilde Fonseca, a rainha do chorinho; 100 anos do
escritor Homero Homem e 100 anos do grande folclorista Veríssimo de Melo. Com a
homenagem a Elino, o Rio Grande do Norte tem muito o que comemorar."
Fonte: Fundação José Augusto - FJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário