Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga é o tema da mais nova exposição virtual do Museu Câmara Cascudo, em parceria com o Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Lançada em 20 de janeiro de 2022, dia do farmacêutico, a nova exposição oferece um ambiente virtual onde o visitante é convidado a uma experiência de aprendizado e estímulo à preservação, alertando para os riscos da desertificação, desmatamento e extinção de espécies, além de destacar o potencial para as pesquisas de produtos naturais com importância para a saúde humana.
O roteiro virtual também chama a atenção para as ciências envolvidas no estudo da ecologia e da química dos seres vivos, explica o processo de produção de novos medicamentos e estimula os visitantes a conhecer a trajetória de cientistas brasileiros e estrangeiros. Interativo, com fotos, vídeos e textos informativos e dinâmicos, busca ainda desconstruir mitos sobre o uso de substâncias naturais nos cuidados com a saúde.
A exposição dá destaque para a Selaginella convoluta, popularmente conhecida como Jericó. O visitante poderá acompanhar todas as etapas e processos da pesquisa farmacêutica sobre a planta, além de conhecer as substâncias que ela produz e que podem trazer benefícios à saúde. Também é possível descobrir a razão dela ser chamada de “planta da ressurreição”.
A exposição conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT BioNat).
Clique no símbolo [ ] para ir para o modo de tela cheia. A exposição é melhor visualizada no navegador Google Chrome ou no aplicativo para dispositivos móveis disponível para celulares Android e IOS.
Aproveite a visita!
Ficha técnica
Curadoria:
Raquel Brandt Giordani (Departamento de Farmácia | UFRN) e Letícia Gondim Lambert Moreira (Departamento de Farmácia | PPgCF - UFRN)
Produção:
Fonte: https://www.mcc.ufrn.br/programacao/caatinga-em-foco
Adaptado pelo CPC-RN, 20/03/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário