O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha é o tema do TV Sinpro desta quarta-feira (27/7), que vai ao ar, ao vivo, às 19h, na TV Comunitária e no YouTube e Facebook do Sinpro. Nesta edição, Márcia Gilda Moreira Cosme, coordenadora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro, apresenta o mote “democracia e racismo” como pauta fundamental a ser divulgada, apreendida e discutida no Brasil atual, em que o fascismo domina as instituições governamentais para desmontá-las e, assim, desativar políticas públicas necessárias que garantem direitos previstos nas leis. Para falar sobre o tema, Márcia Gilda convidou Joseanes Lima, da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.
“Penso que a democracia se estabelece de forma plena quando o combate à discriminação racial se tornar uma pauta coletiva. Não há democracia num país onde as mulheres negras ainda são maioria de desempregadas, recebem os menores salários e são, também, a maioria das vítimas de crimes, como o feminicídio e a violência obstétrica. O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, é mais um momento de reflexão em que precisamos reafirmar que um Estado democrático de direito pressupõe igualdade de direitos, de oportunidades. Nesse sentido, a nossa luta não cessará enquanto a nossa negritude ditar a subalternidade para o nosso povo”.
Joseanes Lima é bacharel em relações internacionais, mestra em Sustentabilidade junto a Povos e Comunidades Tradicionais/MESPT/UnB e integrante da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.
O TV Sinpro vai ao ar ao vivo nesta quarta-feira (6/7), excepcionalmente às 16h, na TV Comunitária e no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF.
Clique no link a seguir, assista e participe! A nossa participação é a força da nossa luta!
TV Sinpro
Fonte: SINPRO-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário