Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Ciro Pedroza lança neste sábado a 2ª edição revista e atualizada de Uma História das Rocas

 

Foto: Ascom

A primeira edição de 500 exemplares de Uma História Rocas foi lançada em abril e esgotou em duas semanas. A nova edição ganhou novas histórias, novos personagens, dois capítulos novos e muitas revelações. 

  A sessão de autógrafos dessa 2ª edição revista e ampliada será neste sábado (3), a partir das 10h, no Mercado das Rocas. “Foi uma surpresa, descobrir tanto interesse das pessoas por esse pedaço quase invisível de Natal”, revela Ciro Pedroza, jornalista que viveu a infância no bairro e reuniu suas histórias nessa obra.

  Para abrilhantar esse momento de festa, Ciro convidou amigos de infância das Rocas e são referência na música da cidade, como o sambista Debinha Ramos, o flautista Carlos Zens e o cantor e performer Rodolfo Amaral, para mostrar o melhor do samba. O bandolinista Alexandre Moreira também fará uma participação especial.

  O livro reúne histórias e estórias sobre o tradicional bairro que já deu ao Brasil um presidente da República, João Café Filho, muitos artistas de renome e jogadores de futebol suficientes para formar todos os times do campeonato brasileiro, além de amparo espiritual e afetivo, diversão e arte para todos os gostos.

MAIS QUE UM BAIRRO

Há nessa história das Rocas contada por Ciro um esforço que vai além do resgate da memória do bairro ou de uma cronologia sobre a formação, a consolidação e o desenvolvimento desse pedaço de Natal que representa pouco mais de 0,5% da área da cidade e reúne pouco mais de 10 mil moradores.

  No prefácio do livro, o livre docente em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, Manoel Fernandes Neto, resume e justifica a importância da pesquisa realizada por Ciro Pedroza numa frase: “quem não sabe das Rocas, jamais entenderá Natal”.

  “As Rocas é muito mais que um bairro, é um estado de espírito, porque transcende aos limites geográficos de espacialidade para se revelar bem maior, graças ao jeito de ser e de viver de seus moradores”, complementa Ciro em sua definição do bairro onde viveu.

  Livro, o jornalista e pesquisador revela um bairro desconhecido da maioria dos novos natalenses com personagens e história do mundo do futebol, do carnaval, das tradicionais religiosas, da política e até da baixa gastronomia, representada pelos restaurantes do Lira e do Marinho, da Peixada da Comadre e a Galinha de Mãe.

  Ciro também reconhece a importância da educação como instrumento de transformação de vidas, expressa no pioneirismo da escola De Pé no Chão também se aprende a ler, do prefeito Djalma Maranhão e da Escola Técnica de Comércio, que funcionou no Colégio Isabel Gondim.

  Na nova edição, o pesquisador inclui a história da primeira jogadora de futebol do bairro, Maria Anita Barroca e resgata a saga da governadora Fátima Bezerra, que estudou na escola Padre Monte e, quando formou-se pedagoga, iniciou sua carreira de professora lecionando na escola Café Filho, também nas Rocas.

  Uma história das Rocas também reúne uma pequena coletânea de lendas urbanas com personagens do bairro que rendem boas risadas, como as presepadas de Zé Areia, da santa que chorava ou do barbeiro que saia para o almoço e deixava o cliente esperando na cadeira, entre várias.

Sessão de Autógrafos

Sábado – 3 | setembro | 2022 – 10:00h 

Local: Mercado das Rocas – Av. Duque de Caxias – Praça do Pátio da Feira.

Fonte: Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário