Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Sem Floresta, Sem Vida

Apoie a Luta dos Povos Indígenas

A Amazônia está sendo drasticamente destruída. Apenas em 2018, mais de um bilhão de árvores foram perdidas - este foi o maior desmatamento dos últimos 10 anos!

Quase 20% da Amazônia já foi desmatada, e cientistas afirmam que estamos muito perto de atingir um ponto que não será mais possível reverter os impactos desta destruição.

Povos indígenas e comunidades tradicionais protegem diariamente as florestas: são seus verdadeiros Guardiões. Eles arriscam suas vidas para denunciar atividades ilegais em seus territórios.

Dados de satélite explicitam que as terras indígenas funcionam como uma barreira ao avanço do desmatamento e de suas trágicas consequências.

Por isso, os Guardiões da Floresta são ameaçados, criminalizados e sofrem graves tipos de violência.

Se não mudarmos esta realidade, como vamos nos justificar com as futuras gerações?

Assine já

O problema

Uma grave ameaça à humanidade Dados do Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) revelam que o desmatamento na Amazônia aumentou 54% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês em 2018. Também houve, recentemente, uma ampliação das invasões nas terras indígenas e áreas de proteção ambiental e da violência contra povos indígenas e comunidades tradicionais. Cada área desmatada na Amazônia impacta a disponibilidade de água doce e o equilíbrio climático, não só no Brasil, mas em todo o planeta. A própria produção de alimentos será drasticamente impactada se não barrarmos a destruição da Amazônia. Isso tudo é muito grave!

A solução

Proteger a Amazônia e seus Guardiões O Estado brasileiro precisa cumprir o seu dever de proteger a Amazônia e todos os povos da floresta. Para isso é fundamental respeitar os direitos dos povos e das comunidades tradicionais determinados na Constituição Federal e em outras legislações nacionais e internacionais, de modo que eles possam viver de acordo com seus modos de vida. A adoção do Desmatamento Zero e o combate à grilagem, aos crimes ambientais e à violência no campo são outras medidas urgentes e necessárias. Além disso, a população brasileira precisa conhecer e valorizar a resistência dos Guardiões da Floresta

O que você pode fazer

Com pequenas ações você pode contribuir com a luta pela proteção da Amazônia e apoiar os Guardiões da Floresta! Informe-se, participe do abaixo-assinado e ajude a dar visibilidade a esta realidade. As futuras gerações agradecem!

1

Conheça o povo Karipuna

A resistência deles merece ser conhecida mundo afora! Apenas oito Karipuna sobreviveram à trágica aproximação com a sociedade não indígena, na década de 1970: quatro adultos e quatro crianças. A invasão e destruição de sua terra tem escalado assustadoramente nos últimos anos. Os Karipuna, que vivem às margens do Rio Jaci-Paraná (RO), não podem nem mais colher castanhas. Eles têm denunciado, dentro e fora do Brasil, as violações que sofrem. Assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre este povo

Assista ao vídeo

2

Seja solidário aos Guardiões da Floresta

Agora é o momento de protegermos os protetores. Povos indígenas e comunidades tradicionais estão na linha de frente da resistência, denunciando crimes contra a Amazônia. E são, por isso, ameaçados, criminalizados e sofrem graves tipos de violência. Ouça o chamado deles! Participe do abaixo-assinado!

Assine agora

3

Levante sua voz pela Amazônia e seus povos

Os Guardiões da Floresta precisam do apoio do máximo de pessoas! Mostre que você se importa com eles e com a proteção da Amazônia e envolva mais gente nesta causa, tão vital pro planeta e todos nós. Semeie boas ideias e atitudes! Compartilhe o abaixo-assinado com seus amigos e familiares no WhatsApp!

Compartilhe já



Fonte: https://www.greenpeace.org/brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário