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domingo, 5 de fevereiro de 2023

Confira o que rolou no Seminário da UBES 2023

A edição deste ano reforçou as principais lutas secundaristas e pautou o ano de 2023.

Chegou o grande dia! Estivemos no CEFET Campus Maracanã/RJ e o Seminário de Educação da UBES fez muitas cabeças ferverem! Colocamos em prática o DNA da Rebeldia que corre em nossas veias e faz parte da nossa luta, todos os dias. Foram debates sobre equiparação educacional, mais representatividade nas escolas, valorização da ciência, tecnologia, cultura e educação.

Os estudantes incendiaram este país! Provamos isso no ano passado ao derrotar o maior inimigo da Educação dos últimos tempos. E que, segundo palavras de Jade Beatriz, presidenta da UBES, foi a virada de chave que nós tivemos, nesse país que tem as digitais dos estudantes secundaristas na tiragem de mais de dois milhões de títulos de eleitores de jovens de dezesseis e dezessete anos. “Mas esta luta não termina na urna, nós estamos fazendo esse Seminário pra poder dizer quais são as principais pautas do próximo período e a nossa principal palavra de ordem agora é a defesa da merenda escolar no combate à fome”, relembrou ela.

Jade Beatriz – Presidenta da UBES

O seminário contou com a presença de convidados importantes para área da educação, uma das vozes que compôs a mesa foi Maria Leopoldina Veras Camelo, presidenta do CONIF (Conselho Nacional dos Institutos Federais), que veio representando os reitores que que sempre estão ao nosso lado, sobretudo nos últimos anos. “Nós fizemos tudo que foi possível e vamos continuar nessa luta para que sejam atendidas as demandas necessárias para um bom processo educacional e para que as aulas possam ser ministradas com qualidade para que vocês, estudantes, tenham o melhor resultado possível. Nós sabemos o quanto uma educação de qualidade transforma vidas, tá? Então, nós estamos aqui unidos junto com vocês nesse propósito”, reiterou ela.

Maria Leopoldina – CONIF

Outro convidado de peso foi Euzébio Jorge, do CEMJ (Centro de Estudos e Memória da Juventude), que nos lembrou que, desde a época da ditadura, estão tentando retomar o projeto de reproduzir um país profundamente desigual. E é sobre esse cenário que devemos pautar a pergunta sobre a escola do futuro: qual vai ser o país do futuro? 

Ele nos chama a pensar sobre um fator importante para o movimento estudantil: é na escola que as pessoas se preparam para o mercado de trabalho, que pessoas convivem, construindo e partilhando sonhos. “A nossa obrigação aqui é pensar uma escola que combata as desigualdades. A nossa escola tem que ensinar que é inaceitável o racismo, que é inaceitável a homofobia, a nossa escola tem que ensinar a pensar. Nós não precisamos de escolas para ensinar coisas que no futuro as máquinas farão. A escola tem que fazer as pessoas amarem a humanidade e combater o fascismo”, explicou ele.

Durante a tarde, tivemos apresentação dos GTs, com os seguintes temas: 

GT Educação Básica – (Re)construir o Brasil a partir da Escola Pública!

GT Escola Libertadora – Por uma Escola inclusiva para todas as pessoas!

GT Ensino Técnico – Defender o Ensino Técnico para desenvolver o Brasil.

GT Inovação nas Escolas – A Escola do Século XXI.

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UBES APROVA AS LUTAS DO PRÓXIMO PERÍODO 

A partir deste Seminário de Educação, propomos a conseguir fortalecer nossa opinião sobre os pontos mais sensíveis para nós, estudantes, acerca da Educação do nosso país. Com a chegada de um novo tempo, é urgente que possamos pensar, formular e dizer qual escola queremos e qual é o seu papel para a construção do Brasil do Futuro.

Após o Seminário, a reunião executiva da UBES reuniu e aprovou um documento com as lutas da entidade para o próximo período, que será entregue nas mãos do Ministro da Educação. Confira os temas:  

REVOGAR O “NOVO” ENSINO MÉDIO, EM DEFESA DOS NOSSOS SONHOS! 

Revogação da lei do Novo Ensino Médio 

Construção de uma comissão tripartite paritária pra construção da nova lei

EM DEFESA DO FUNDEB, DO SNE E POR UM PNE 2.0

Construção de um Plano Nacional de Educação 2.0 

Garantia dos 10% do PIB para Educação

Aprovação do Sistema Nacional de Educação – SNE

Renovação da Lei de Cotas

Criação do Fundo de compensação para o FUNDEB

EDUCAÇÃO DIGITAL – A ESCOLA DO BRASIL DO FUTURO

Aperfeiçoamento do Projeto de Política Nacional de Educação Digital e a regulamentação

PASSE LIVRE – POR UM BRASIL SEM CATRACAS

Instituição do Passe Livre Nacional, sendo ele intermunicipal e intermodal, durante todos os dias da semana

EDUCAÇÃO E TRABALHO

MERENDA: UMA LUTA CONTRA A FOME

Ampliação do Plano Nacional de Alimentação Escolar pra superar a defasagem 

Retomada da agricultura familiar no PNAE 

Instituição de uma política nacional do Bom-Prato Estudantil

DEFENDER O ENSINO TÉCNICO PARA DESENVOLVER O BRASIL!

Recomposição orçamentária dos CEFETs, Institutos e Colégios Federais 

Expansão da rede federal de escolas técnicas

Estruturação de escolas polos que possam ofertar o ensino técnico na rede regular 

Criação de Convênios de Estágio para estudantes da rede técnica

Instalação de Restaurantes Estudantis em toda rede federal de ensino

Revogação da Emenda Constitucional 95 – Teto de Gastos

INVESTIMENTOS PARA A EJA

Ampliação dos recursos para a EJA e a garantia das aulas noturnas

NÃO EXISTE BALA PERDIDA

Precisamos debater sobre a desmilitarização da polícia militar

MEIO AMBIENTE

Implementação da Educação Ambiental no currículo base

ESCOLA NÃO É QUARTEL – POR UMA EDUCAÇÃO ANTIFASCISTA

Pelo fim das escolas militares e a readequação destas à rede regular

Implementação da Bolsa Escola

Constitucionalização do PNAES

Cumprimento da lei que prevê profissionais da psicologia e serviço social nas escolas 

Garantia do uso do nome social de pessoas transsexuais e travestis nas escolas

Cumprimento da Lei que obriga o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas 

Implemento da Lei que garante a distribuição de absorventes nas escolas públicas 

Por uma educação sexual que debata a Lei Maria da Penha nas escolas estaduais 

Institucionalização de uma política nacional de fomento aos Grêmios Estudantis 

Garantia da inserção de PCDs nas escolas regulares, com estrutura necessária para assegurar sua acessibilidade e permanência

Combate aos Grupos de Ódio “chans” nas redes

Inclusão do ensino de Libras no currículo base das escolas

Fonte: UBES

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