A edição deste ano reforçou as principais lutas secundaristas e pautou o ano de 2023.
Chegou o grande dia! Estivemos no CEFET Campus Maracanã/RJ e o Seminário
de Educação da UBES fez muitas cabeças ferverem! Colocamos em prática o DNA da
Rebeldia que corre em nossas veias e faz parte da nossa luta, todos os dias.
Foram debates sobre equiparação educacional, mais representatividade nas
escolas, valorização da ciência, tecnologia, cultura e educação.
Os estudantes incendiaram este país!
Provamos isso no ano passado ao derrotar o maior inimigo da Educação dos
últimos tempos. E que, segundo palavras de Jade Beatriz, presidenta da UBES,
foi a virada de chave que nós tivemos, nesse país que tem as digitais dos
estudantes secundaristas na tiragem de mais de dois milhões de títulos de
eleitores de jovens de dezesseis e dezessete anos. “Mas esta luta não termina
na urna, nós estamos fazendo esse Seminário pra poder dizer quais são as
principais pautas do próximo período e a nossa principal palavra de ordem agora
é a defesa da merenda escolar no combate à fome”, relembrou ela.
Jade
Beatriz – Presidenta da UBES
O seminário contou com a presença de
convidados importantes para área da educação, uma das vozes que compôs a mesa
foi Maria Leopoldina Veras Camelo, presidenta do CONIF (Conselho Nacional dos
Institutos Federais), que veio representando os reitores que que sempre estão
ao nosso lado, sobretudo nos últimos anos. “Nós fizemos tudo que foi possível e
vamos continuar nessa luta para que sejam atendidas as demandas necessárias
para um bom processo educacional e para que as aulas possam ser ministradas com
qualidade para que vocês, estudantes, tenham o melhor resultado possível. Nós
sabemos o quanto uma educação de qualidade transforma vidas, tá? Então, nós
estamos aqui unidos junto com vocês nesse propósito”, reiterou ela.
Maria
Leopoldina – CONIF
Outro convidado de peso foi Euzébio
Jorge, do CEMJ (Centro de Estudos e Memória da Juventude), que nos lembrou que,
desde a época da ditadura, estão tentando retomar o projeto de reproduzir um
país profundamente desigual. E é sobre esse cenário que devemos pautar a
pergunta sobre a escola do futuro: qual vai ser o país do futuro?
Ele nos chama a pensar sobre um fator
importante para o movimento estudantil: é na escola que as pessoas se preparam
para o mercado de trabalho, que pessoas convivem, construindo e partilhando
sonhos. “A nossa obrigação aqui é pensar uma escola que combata as
desigualdades. A nossa escola tem que ensinar que é inaceitável o racismo, que
é inaceitável a homofobia, a nossa escola tem que ensinar a pensar. Nós não
precisamos de escolas para ensinar coisas que no futuro as máquinas farão. A
escola tem que fazer as pessoas amarem a humanidade e combater o fascismo”,
explicou ele.
Durante
a tarde, tivemos apresentação dos GTs, com os seguintes temas:
GT
Educação Básica – (Re)construir o Brasil a partir da Escola Pública!
GT
Escola Libertadora – Por uma Escola inclusiva para todas as pessoas!
GT
Ensino Técnico – Defender o Ensino Técnico para desenvolver o Brasil.
GT
Inovação nas Escolas – A Escola do Século XXI.
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UBES APROVA AS LUTAS DO PRÓXIMO
PERÍODO
A partir deste Seminário de Educação,
propomos a conseguir fortalecer nossa opinião sobre os pontos mais sensíveis
para nós, estudantes, acerca da Educação do nosso país. Com a chegada de um
novo tempo, é urgente que possamos pensar, formular e dizer qual escola
queremos e qual é o seu papel para a construção do Brasil do Futuro.
Após o Seminário, a reunião executiva
da UBES reuniu e aprovou um documento com as lutas da entidade para o próximo
período, que será entregue nas mãos do Ministro da Educação. Confira os
temas:
REVOGAR O “NOVO” ENSINO MÉDIO, EM
DEFESA DOS NOSSOS SONHOS!
Revogação da lei do Novo Ensino
Médio
Construção de uma comissão tripartite
paritária pra construção da nova lei
EM DEFESA DO FUNDEB, DO SNE E POR UM
PNE 2.0
Construção de um Plano Nacional de
Educação 2.0
Garantia dos 10% do PIB para Educação
Aprovação do Sistema Nacional de
Educação – SNE
Renovação da Lei de Cotas
Criação do Fundo de compensação para
o FUNDEB
EDUCAÇÃO DIGITAL – A ESCOLA DO BRASIL
DO FUTURO
Aperfeiçoamento do Projeto de
Política Nacional de Educação Digital e a regulamentação
PASSE LIVRE – POR UM BRASIL SEM
CATRACAS
Instituição do Passe Livre Nacional,
sendo ele intermunicipal e intermodal, durante todos os dias da semana
EDUCAÇÃO E TRABALHO
MERENDA: UMA LUTA CONTRA A FOME
Ampliação do Plano Nacional de
Alimentação Escolar pra superar a defasagem
Retomada da agricultura familiar no
PNAE
Instituição de uma política nacional
do Bom-Prato Estudantil
DEFENDER O ENSINO TÉCNICO PARA
DESENVOLVER O BRASIL!
Recomposição orçamentária dos CEFETs,
Institutos e Colégios Federais
Expansão da rede federal de escolas
técnicas
Estruturação de escolas polos que
possam ofertar o ensino técnico na rede regular
Criação de Convênios de Estágio para
estudantes da rede técnica
Instalação de Restaurantes Estudantis
em toda rede federal de ensino
Revogação da Emenda Constitucional 95
– Teto de Gastos
INVESTIMENTOS PARA A EJA
Ampliação dos recursos para a EJA e a
garantia das aulas noturnas
NÃO EXISTE BALA PERDIDA
Precisamos debater sobre a
desmilitarização da polícia militar
MEIO AMBIENTE
Implementação da Educação Ambiental
no currículo base
ESCOLA NÃO É QUARTEL – POR UMA
EDUCAÇÃO ANTIFASCISTA
Pelo fim das escolas militares e a
readequação destas à rede regular
Implementação da Bolsa Escola
Constitucionalização do PNAES
Cumprimento da lei que prevê
profissionais da psicologia e serviço social nas escolas
Garantia do uso do nome social de
pessoas transsexuais e travestis nas escolas
Cumprimento da Lei que obriga o
ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas
Implemento da Lei que garante a
distribuição de absorventes nas escolas públicas
Por uma educação sexual que debata a
Lei Maria da Penha nas escolas estaduais
Institucionalização de uma política
nacional de fomento aos Grêmios Estudantis
Garantia da inserção de PCDs nas
escolas regulares, com estrutura necessária para assegurar sua acessibilidade e
permanência
Combate aos Grupos de Ódio “chans”
nas redes
Inclusão do ensino de Libras no
currículo base das escolas
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