A Biblioteca Nacional lança mais um título inédito: a versão digital do livro Desejo de enciclopédia: o saber total, de Phellipe Marcel da Silva Esteves.
Há um número gigantesco de enciclopédias impressas no exterior, e especialmente no Brasil, mas um grande vácuo na pesquisa relativa a elas. Tantas informações e sentidos científicos silenciados, apagados da pesquisa epistemológica, e pouco resgate dessa memória, da disputa por espaço na enciclopédia, da luta por compor o conhecimento, do desejo de se fazer circular a ciência do país e no país. Existe toda uma história da divulgação científica (e da própria formação da ciência) no Brasil que carece de consecução, simplesmente porque se ignoram as enciclopédias como espaço privilegiado em que se produzem efeitos de sentido sobre esses objetos; e que são, por si só, objetos de ciência. Com uma teorização escrita de modo leve, este livro busca corrigir esse problema pela via da Análise do Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da História do Livro e, para tal, elege enciclopédias que vão de meados do século XIX até a contemporaneidade.
A obra está disponível para download no site da FBN e, futuramente, para venda na loja física da instituição (Loja do Livro, localizada no prédio sede, 2º andar).
Sobre o autor
PHELLIPE MARCEL DA SILVA ESTEVES é jornalista formado na UFRJ, com licenciatura em Língua Portuguesa concluída na Universidade Cândido Mendes (Ucam). Mestre em Letras (ênfase em Língua Portuguesa) pela Uerj e doutor em Estudos da Linguagem pela UFF, dedicou-se, ao longo de sua trajetória acadêmica, à Análise do Discurso pêcheuxtiana e à História das Ideias Linguísticas, num esforço de se aprofundar na perspectiva materialista. Realizou, entre 2014 e 2015, um estágio de residência em pesquisa na Fundação Biblioteca Nacional, do qual decorre este livro. Recentemente, tem se dedicado a uma interface entre a teoria do discurso e a História do Livro. É, hoje, professor do Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF.
Sobre a coleção
CADERNOS DA BIBLIOTECA NACIONAL
De tudo para todos: é este o espírito desta coleção. Em volumes de pequeno porte, ao alcance popular, propõe-se à divulgação dos grandes autores da cultura brasileira em variadas áreas do conhecimento. Apresentados por especialistas, estes pequenos grandes livros constituem uma importante contribuição da Fundação Biblioteca Nacional para o desenvolvimento cultural do país.
Acesse esta e outras coleções em https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/producao/publicacoes/colecoes.
Fonte: https://www.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário