Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - ANDES: INFORMANDES ONLINE de N° 502


Nacional
ANDES-SN divulga segundo vídeo sobre Ciência e Tecnologia

O Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTC&T) do ANDES-SN divulgou, nesta quarta-feira (3), o vídeo “Dependência, Desenvolvimento e Política de Ciência e Tecnologia na América Latina”.
Servidores estaduais iniciam 2018 mobilizados contra salários atrasados e por 13º
Servidores públicos de diversos estados iniciaram o ano de 2018 sem receber todos os seus salários de 2017, e alguns sequer receberam seu 13º. É o caso de categorias do serviço público do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
Entidades Nacionais dos Servidores Públicos requerem direito de resposta à Globo
Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, entre elas o ANDES-SN, encaminharam à Rede Globo de Televisão, no dia 19 de dezembro, um pedido de direito de resposta relativo às matérias veiculadas pela emissora no Jornal Nacional dos dias 4 e 5 de dezembro de 2017.
Pressão da sociedade obriga governo a mudar portaria do trabalho escravo
Depois de sofrer uma enxurrada de críticas dentro e fora do país, o Ministério do Trabalho publicou uma nova portaria sobre as regras de combate ao trabalho em condições análogas à escravidão no Brasil. O texto foi publicado na última edição do ano do Diário Oficial da União, na última sexta-feira (29).
Reforma Trabalhista acentua demissões e precarização
Os dados divulgados na última quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho, referente ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de novembro, revelam os efeitos nefastos que a reforma Trabalhista está provocando na força de trabalho, historicamente, precarizada: o fechamento de postos de trabalho, a demissão de trabalhadores com salários maiores com substituição por outros com salários menores e a criação de vagas precarizadas.
Instruções do Banco Mundial podem levar ao fim da pesquisa científica no Brasil
A conclusão do relatório do Banco Mundial, intitulado “Um Ajuste Justo. Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, de que o Estado brasileiro gasta mais do que pode e gasta mal, é muita “vaga” quando se trata de analisar os gastos com o ensino superior nas universidades públicas, defende o professor Peter Schulz.
Seções Sindicais
Terceirizadas da UFPel enfrentam precarização e sobrecarga de trabalho
Após a eliminação de 60 postos de trabalho terceirizados da limpeza da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), as 139 funcionárias que permanecem contratadas enfrentam sobrecarga e condições degradantes de trabalho. Situações de assédio moral e acúmulo de afazeres intensificaram-se após o corte de cerca de 1/3 das trabalhadoras, ocorrido em novembro.
Docentes da Uern decidem manter greve contra atrasos salariais
Professores e professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia na manhã desta quinta-feira (4), para avaliar o movimento paredista na universidade e encaminhar estratégias de luta para fortalecer a greve, iniciada em 10 de novembro.
Após negociação, reitoria da Uepb começa a liberar retroativo das progressões
Os professores e técnico-administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) já começaram a receber, no final de 2017, o pagamento do retroativo referente às progressões de carreira no período de 2015 a 2017. O pagamento foi confirmado, na última semana de dezembro, para a direção da Associação dos Docentes da Uepb (Aduepb Seção Sindical do ANDES-SN) pela reitoria da instituição. A entidade vinha negociando o pagamento com os gestores da universidade e já possui uma ação na justiça com o mesmo objetivo.
PEC da autonomia financeira das universidades é aprovada no RJ
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 21 de dezembro, por unanimidade. A PEC garante a autonomia financeira das universidades estaduais fluminenses, a partir do ano de 2020, obrigando o governo a transferir mensalmente os duodécimos (um doze avos) do orçamento aprovado das instituições – o que não vem ocorrendo nos últimos anos.
Docentes das Estaduais baianas apresentam pauta de reivindicações para 2018
O Fórum das ADs, que reúne as seções sindicais do ANDES-SN das quatro universidades estaduais da Bahia, protocolou junto ao governo do estado a pauta de reivindicações dos docentes da Uneb, Uesb, Uesc e Uefs para 2018. O documento foi apresentado à governadoria e às secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e das Relações Institucionais (Serin) ainda em dezembro. A categoria reivindica a abertura da mesa de negociação de maneira imediata, reforçando o cenário de indicativo de greve aprovado pelos docentes das quatro universidades estaduais.
Ato reúne servidores públicos em Mossoró (RN) na luta contra atrasos salariais
Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e se reúnem a servidores estaduais de diversas categorias, nesta quarta-feira (3), em um ato público unificado, para denunciar a falta de pagamento dos salários de novembro, dezembro e do 13º.
Outras Lutas
198 argentinos foram condenados em 2017 por crimes de lesa-humanidade
Segundo a Procuradoria de Crimes Contra a Humanidade (PCCH) da Argentina, 198 pessoas foram condenadas no país, em 2017, por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a ditadura civil-militar (1976-1983).
Petroleiros estão em estado de greve contra privatização da Petrobras
Petroleiros realizaram um dia de paralisação, na última quarta-feira (3), contra a privatização da Petrobras e em rejeição ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) proposto pela empresa, que retira direitos como benefício-farmácia, auxílio-alimentação e garantias aos membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), além de reajustar os salários em 1,73%, valor muito abaixo da inflação.
Agenda
Janeiro
22 a 27 - 37º Congresso do ANDES-SN, com tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”. Local: Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Salvador (BA).
Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário