Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 6 de março de 2018

V Pesquisa Nacional do Graduando retrata universo das universidades federais

Levantamento é realizado pela Andifes e Fonaprace desde 1996

Conhecer a realidade dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) em todo o Brasil e assim viabilizar políticas públicas eficazes é o intuito da V Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando, que está sendo realizada pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes) e também pelo Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace).
O levantamento é realizado desde 1996 com o objetivo de descrever as caraterísticas médias (sócio, econômica e culturais) dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior, apresentando dados concretos para a implementação das políticas de assistência estudantil.
Para o secretário executivo da Andifes,  Gustavo Balduino, todos os dados extraídos da da pesquisa são relevantes. ”Com a pesquisa passamos a trabalhar não com expectativas e suposições, mas com dados técnicos capazes de propor políticas públicas acertadas”, explicou.
O secretário destacou dentre os resultados das últimas pesquisar o aumento das matrículas de mulheres e estudantes egressos de escolas públicas nas universidades federais.
”A importância da pesquisa é grande porque precisamos conhecer o perfil do estudante para ajustar políticas públicas que alcancem justamente esse estudante”, falou.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A assistência estudantil é uma bandeira histórica para o movimento estudantil, conquistada no ano de 2010, com a criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O Pnaes tem como premissa garantir diferentes auxílios a estudantes com renda mínima per capita familiar de um salário mínimo e meio.
Em 2017, convidados falaram sobre sua importância durante o 65º Coneg da entidade da UNE, realizado em São Paulo.
Na ocasião, foi consenso que a assistência estudantil deve se tornar uma política de estado, permanente e não de caráter emergencial como é atualmente.
”A assistência estudantil é uma bandeira importante porque é a ação da universidade e do poder público que permite aos universitários condições de permanecer nos estudos através da concessão de bolsas e auxílios e da oferta de elementos estruturais como restaurante universitário, residência estudantil, transporte intercampi e assistência psicológica. É através da assistência estudantil que o Estado garante a plena democratização da universidade, dando condições não só no acesso, mas também garantindo a permanência dos estudantes até sua formatura”, destacou o 1º Diretor de Universidades Públicas da UNE, Leonardo Guimarães.

PARTICIPE

Estudantes de todas as 63 universidades federais além dos Cefet-MG e Cefet- RJ podem responder à pesquisa.
O formulário online está disponível no endereço www.perfil.ufu.br
Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário