Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 3 de abril de 2018

‘Bolsonaro tem visão limitada da cultura’, diz ministro



O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse que lamenta que o deputado federal Jair Bolsonaro pretenda transformar o Minc (Ministério da Cultura) em uma secretaria subordinada ao (Ministério da Educação). A declaração de Bolsonaro foi feita em uma entrevista concedida à Rádio Jovem Pan em Curitiba.

“Lamento que o deputado federal Jair Bolsonaro tenha revelado uma compreensão tão superficial e limitada da cultura, do setor cultural, do Ministério, da política pública de cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura”, disse em nota.

Bolsonaro (PSL) manifestou, na última quinta-feira (29), sua pretensão de extinguir o Ministério da Cultura se for eleito. Ele afirmou que vai transformar a pasta em uma secretaria vinculada ao Ministério da Educação. Antes disso, o candidato havia dito que colocaria Alexandre Frota como ministro.
Segundo o deputado, a alegação de que nomearia Frota para o Ministério da Cultura foi uma brincadeira, e a nomeação sequer seria possível porque ele transformaria o ministério em uma secretaria subordinada ao Ministério da Educação.

“O Frota, perto de outros ministros [da Cultura] que tivemos no passado, é excepcional”, disse. “Inclusive não tem como falar que o Frota seria ministro num possível governo meu porque eu pretendo incorporar Cultura à Educação. Seria uma secretaria.”

No mesmo comunicado, o ministro afirmou que o poder público precisa encarar a cultura de maneira estratégica. “As atividades culturais e criativas são vocações do Brasil; constituem ativos econômicos muito relevantes; têm alto impacto sobre a geração de renda, emprego, inclusão e valor agregado; respondem por 2,64% do PIB, um milhão de empregos diretos, 200 mil empresas e instituições e mais de R$ 10,5 bilhões em impostos; e apresentam um imenso potencial de crescimento e de contribuição para o desenvolvimento do país.”.

Fonte: BRASIL CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário