Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Maranhenses recebem Casa do Tambor de Crioula

Para as mulheres, saia de chitão florido, bem rodada, para acentuar o movimento, anágua por baixo da saias, blusa branca de renda, com babado na gola, torso na cabeça, colares.
Meu São Benedito
Vosso manto cheira,
Cheira cravo e rosa
Flor de laranjeira. 
(Trecho do Bendito de São Benedito)

O Maranhão está em festa! Tambores, cantadores, dançadeiras, coreiros e coreiras, e um baticum inconfundível que caracterizam o Tambor de Crioula do Maranhão, referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, teve desde do dia 13 de julho, na capital do estado, São Luís, um Centro de Referência, que recebeu o nome de Casa do Tambor de Crioula. Como parte do plano de salvaguarda dessa expressão cultural, a Casa foi pensada, sobretudo, para ser um local de encontro e transmissão de saberes associados ao Tambor de Crioula. No mesmo dia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, também, a abertura de uma exposição e o lançamento de publicação sobre o bem cultural.
Localizada em um espaço privilegiado de São Luís, no Centro Histórico, onde acontecem importantes eventos culturais da cidade e há grande fluxo de turistas, a Casa fica na esquina das Ruas Estrela e João Vital de Mato., O espaço conta também com área de convivência, salas para realização de oficinas de dança e percussão, auditório e salão de exposição, além de uma lojinha para venda de produtos associados ao bem cultural. Terá, ainda, uma biblioteca que abrigará um acervo para subsidiar pesquisas.
O imóvel, um sobrado tradicional de dois pavimentos mais sótão, representativo da arquitetura luso-brasileira no Maranhão, recebeu um investimento de aproximadamente R$1,8 milhão do Governo Federal, por meio do Iphan. Na década de 1970, foi destruído por um grande incêndio, permanecendo por longo tempo em estado de arruinamento. O sobrado é de propriedade do Governo do Estado do Maranhão, que será responsável pela gestão do Centro de Referência, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (SECTUR).
Com a criação da Casa do Tambor, será atendida uma das principais demandas dos detentores, que é ter um equipamento cultural com suas referências, com o objetivo de promover a difusão e reprodução desse bem cultural. O Tambor de Crioula, reconhecido em 2007 pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito. Ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.
Trata-se de um referencial de identidade e resistência cultural dos negros maranhenses, que compartilham um passado comum.
Ao tambor, quando saio da pinha
Das cativas, e danço gentil,
Sou senhora, sou alta rainha,
Não cativa, de escravos a mil!

Trajano Galvão de Carvalho(1875)
Celebrando a cultura maranhense
O dia 13 de julho também será marcado com a abertura da exposição permanente sobre o Tambor de Crioula, uma realização do Iphan em parceria com a Vale. Composta por painéis informativos e uma série de artefatos próprios do universo dessa manifestação cultural, como imagens de São Benedito, tambores, garrafas de cachaça e trajes típicos, destaca a história e as diversas nuances deste bem, que representa um conjunto de tradições culturais de matriz africana que se desenvolveram no país.
Em meio a essa grande festa, também será lançado o Dossiê do Tambor de Crioula do Maranhão, a 15ª publicação da série de bens culturais registrados como Patrimônio Imaterial do Brasil. Trata-se de uma versão sintetizada do dossiê de registro, com informações adicionais e editada segundo os padrões da linha editorial do  Iphan.
Na mesma data, o Instituto também entrega em São Luís o Museu de Artes Visuais, que foi completamente restaurado.
Serviço: Abertura da Casa do Tambor de Crioula, lançamento de exposição e dossiê
Data: 13 de julho, 18h
Local: Rua da Estrela, 209, Centro – São Luís (MA)
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.dinz@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
Adaptado pelo CPC/RN, em 16 de julho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário