Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 16 de julho de 2018

"VALE A PENA ASSISTIR E LER" - CPC/RN - Conheça o Boi Calemba Pintadinho do mestre Dedé Veríssimo

Publicado pelo http://culturadornoficial.blogspot.comsábado, 26 de março de 2016

Boi Calemba, termo utilizado por Luís da Câmara Cascudo com o intuito de diferenciar o Boi de Reis do Rio Grande do Norte de outros grupos dos estados brasileiros. Trata-se de um auto popular que narra a morte e ressurreição de um boi. Ao som da Rabeca cantam cantigas antigas com figurino de fitas coloridas e espelhos que proporcionam um interessante efeito visual. 

Os mascarados representam a parte cômica da dança, o trio formado por Birico, Mateus e Catirina (personagens do auto) apresentam-se usando roupas surradas e rostos pintados. Outras figuras integram a apresentação como a Burrinha, o Bode, o Gigante (cavalo marinho), o Jaraguá e o Boi. Os instrumentos utilizados são a rabeca, o pandeiro, triângulo e alguns instrumentos de corda, podendo haver sanfona também.

O Boi Pitadinho da cidade de São Gonçalo do Amarante é um dos grupos mais tradicionais do estado do Rio Grande do Norte, podendo ter mais de cem anos de existência. atualmente comandada pelo mestre Dedé Veríssimo, este grupo já se apresentou em quase todo Rio Grande do Norte e também em outros estados.

(Assista o vídeo)


Fonte: http://culturadornoficial.blogspot.com/2016/03/conheca-o-boi-calemba-pintadinho-do.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário