Foto: André Campos
A Funai lamenta o falecimento de José Alfredo Oliveira, o Cacique Him Krenak, também apelidado de 'seu' Nego, na última sexta-feira(3).
Liderança histórica do movimento indígena e da luta pela terra no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, o Cacique Nego Krenak era uma pessoa muito discreta, extremamente íntegra e trabalhadora – bom pai e esposo. Recebia as pessoas que visitavam a aldeia sempre com muita atenção. Era um grande conciliador político, inclusive entre os Krenak, tendo lutado arduamente pela garantia dos direitos e contra a dispersão do seu povo, desde o período da ditadura militar até acontecimentos mais recentes como o rompimento da Barragem do Fundão. Foi forte líder em busca da demarcação da terra indígena Krenak e das políticas públicas de direito para a sua aldeia.
Aos 72 anos de idade, Him encerra sua jornada em vida, mas temos a certeza que ele deixou um legado de luta e coragem em cada um que o conheceu e que jamais se apagará de nossas memórias. Exemplo de honestidade, força e simplicidade.
Com informações do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes).
Fonte: FUNAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário