Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 18 de novembro de 2018

REDESCOBRINDO A CASA DO IMPERADOR

Museu Nacional Atualmente
Museu Nacional Antigamente
Ao longo do tempo, o Paço de São Cristóvão, que abriga hoje o Museu Nacional, sofreu diversas transformações, como a ampliação do palácio feita por D. Pedro II a partir de 1850. Lá ele viveu em um período de longa duração, tornando este edifício testemunha de diversos momentos importantes na História do Brasil.
O objetivo das alterações arquitetônicas era o palácio ser solidificado como lugar que emana o poder imperial durante o Segundo Reinado, visando reforçar a construção do Estado Nação. Para isso, D. Pedro II contou com seus súditos, em especial com segmentos da nobreza brasileira, que acompanharam e apoiaram o monarca nos usos dos símbolos e rituais de fortalecimento do poder monárquico. Para desempenhar essas ações, utilizou como palco privilegiado a sua residência.
A moradia do imperador era dividida em três pavimentos: o primeiro era destinado a serviços gerais e primeiras recepções; o segundo era um pavimento mais ornamentado que tinha como função receber os visitantes; e o terceiro era constituído de dormitórios e demais áreas da família.
Hoje, o Museu Nacional dispõe de uma área útil de 13.616,79 m² distribuída pelos seus três pavimentos, contendo um total de 122 salas, assim distribuídas: 63 salas do primeiro pavimento, 36 no segundo e 23 no terceiro. Após as reformas de adaptação do palácio ocorridas em 1910, muitas salas foram modificadas. Esse processo de transformação ocorre até os dias de hoje.
Infelizmente não se tem atualmente uma perspectiva detalhada do uso de todos os ambientes deste edifício à época do Império. As informações constantes nesta apresentação tiveram por base o trabalho da historiadora Regina Dantas*, referido abaixo, a que se pode reportar para maior aprofundamento sobre a casa no período de Dom Pedro II.
* DANTAS, Regina Maria Macedo Costa A Casa do Imperador: do Paço de São Cristóvão ao Museu Nacional/ Regina Abreu. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (Mestrado em Memória Social). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Memória Social, 2007.
CLIQUE EM UMA DAS PLANTAS ABAIXO PARA COMEÇAR A EXPLORAR O PAÇO:
1º Pavimento
1º PAVIMENTO
 2º Pavimento
2º PAVIMENTO
 3º Pavimento
3º PAVIMENTO


EQUIPE DE PRODUÇÃO DO SÍTIO "REDESCOBRINDO A CASA DO IMPERADOR":
Antonio Ricardo Pereira de Andrade - Coordenação
Regina Maria Macedo Costa Dantas - Supervisão
WebDesigners

Jenyfer Lima;
Marcos Fonseca Junior;
Rodrigo Vidal da Silva

LOCALIZAÇÃO - Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20940-040

EXPEDIENTE
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário