Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

COM PARTIDO - MEC deve ampliar número de escolas militarizadas no Brasil

Escola militarizadas
Governo argumento que ampliação é necessária pelos altos índices de criminalidade registrados no Brasil
por Redação RBA 
Coordenadora do Comitê no Distrito Federal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação contesta incentivo a este tipo de ensino, processo que envolve a perda da autonomia pedagógica.
São Paulo – O número de escolas cívico-militares no país poderá aumentar diante de uma nova proposta formulada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com reportagem da Agência Brasil (EBC), a pasta deve anunciar nos próximos dias ações de ampliação no número de unidades, iniciativa em estudo na Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares, pasta criada recentemente.
Segundo o MEC, o modelo é justificado pelos altos índices de criminalidade no Brasil, o que revela, na análise da coordenadora do Comitê no Distrito Federal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos, uma inversão da lógica natural, privilegiando-se a segurança pública em detrimento da educação.
Atualmente, já há 120 escolas em 17 estados do Brasil administrados pela Polícia Militar. "A lógica da polícia é o controle, a força, e a lógica da escola tem que ser de liberdade, privilegiando o processo de aprendizagem", contesta Catarina em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual. De acordo com Catarina, o ensino militarizado impede o respeito às diferenças e é um formatador de mentes à medida que não dá conta de uma formação voltada à cultura e à cidadania.
Só em Goiás, estado que concentra a maior parte de escolas que adotam esse modelo de ensino, professores denunciaram ainda à Rádio Brasil Atual que a militarização leva também a um processo de perda da autonomia pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário