Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 20 de março de 2019

ENCONTRARAM A 1ª IDENTIDADE FEITA NO RN, E ELA É DE 1918

O ITEP-RN (Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN) divulgou hoje que havia encontrado em seus arquivos o primeiro registro de um documento de identidade feito no Rio Grande do Norte.
O documento é de 1918, e traz a assinatura e as impressões digitais de Joaquim Ferreira Chaves Filho, o primeiro governador eleito pelo voto aberto do estado, que foi registrado quando já tinha 65 anos de idade.
E um detalhe da época contido no registro é interessante. Naquele tempo a foto não vinha anexa ao documento, então descrevia-se a pessoa fisicamente: cor dos olhos, cor dos cabelos, estatura física e até barba e bigode.
A folha tem a marca do governo do Rio Grande do Norte e aponta, logo no topo, que o ITEP não se chamava assim, e sim “Gabinete de Identificação e Estatística da Repartição Central de Polícia”.
O ITEP passou recentemente por um processo de digitalização de seus documentos. O projeto é de que, num futuro próximo, seja criado o ‘Museu do ITEP’. Em mais de 100 anos de existência o órgão já emitiu mais de 4 milhões de identidades no Rio Grande do Norte.
Fonte: ITEP RN
Por Curiozzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário