Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 2 de março de 2019

Era só o que faltava: Deputada quer censurar artes visuais

Sem ter o que fazer, a deputada Cantora Mara Lima (PSC), colega da Ministra do Azul e Rosa, pede para que a Assembleia Legislativa aprove um projeto de censura e criminalização nas artes visuais do estado. Na tentativa de agradar eleitores evangélicos, lembrando que a proposta de autoria do  deputado Ricardo Arruda (PSL), também propagador da fé evangélica, é a mesma utilizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) para o fechamento do Queermuseu, em Porto Alegre em 2017.
A censura e até criminalização da arte podem virar realidade e chegara a museus do Paraná. A deputada Cantora Mara Lima (PSC), que não revelou e nada disse se ela teria recebido a “ideia” em um pé de frutas, pede para que a Assembleia Legislativa aprove tal projeto que impõe uma classificação indicativa para exibições de arte, exposições e eventos culturais congêneres. Com a palavra – seus pares.
Perigos da censura e do avanço conservador para a democracia
A deputada cantora evangélica, faz nos lembrar e refletir sobre a enxurrada de ataques às obras de arte expostas nos espaços culturais pelo Brasil, partindo de um discurso que desqualifica a arte contemporânea por seu conteúdo, ao exemplo do que fez Hitler ao taxar algumas obras de “arte degenerada”. Ela, a deputada cantora, escamoteia e joga em poço profundo a laicidade tema esquecido dentro do cenário político do país, infelizmente não sendo nada tímido o crescimento de pensamentos e bancadas nos parlamentos e de falas nos espaços legislativos, de profissão de fé cristã e pentecostal. Essa atitude não é um caso isolado infelizmente. Seria vital e saudável a democracia, que ecoasse a indignação contra posições como as que o deputado missionário e a deputada cantora evangélica propõe que no fundo não tão fundo é de heteronormatividade, patriarcal e moralista oxigenando o microbio da censura e a criminalização da arte. Vade Retro !!
Cláudio Ribeiro
Jornalista – Compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário